Foto: Divulgação/Prefeitura de Santo Antônio de Posse/SP Censo IBGE

Inscrições abertas! Programação gratuita orienta candidatos ao concurso do IBGE

Publicado em Concursos

Candidatos que se preparam para o concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderão intensificar os estudos nesta semana. Para isso, o Gran Cursos Online preparou uma programação para direcionar a preparação dos candidatos que farão a prova do IBGE, prevista para ocorrer no dia 8 de dezembro. A seleção vai oferecer 2658 vagas para os cargos de coordenador censitário de subárea (CCS) e agente censitário operacional (ACO).

Os professores irão resolver uma série de questões de provas cobradas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca que organizará o certame, sobre o conteúdo previsto no edital para os cargos, ambos temporários e de nível médio. As atividades já começaram e seguem até a próxima sexta-feira (‪11/10)‬. As inscrições são gratuitas e a programação completa pode ser acessada aqui:

“Será uma oportunidade única para todos os concurseiros desfrutarem de uma preparação diferenciada com os melhores professores do país”, ressaltou o diretor-presidente do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro.

Nesta terça-feira (8), professor Márcio Flávio falará sobre Raciocínio Lógico Matemático. Na oportunidade, ele também vai mostrar dicas importantes sobre como resolver questões de provas preparadas pela FGV.

Na quarta-feira (9), o professor Jeferson Bogo vai compartilhar conteúdos e dicas fundamentais sobre a disciplina de Informática. Na quinta-feira (10), o professor Glauber Marinho vai resolver questões sobre o conteúdo de Ética.

Na sexta-feira (11), haverá um aulão de Administração com o professor Weskley Rodrigues, que encerra a programação especial com questões de provas de outros concursos realizados pela banca. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal do Youtube do Gran Cursos Online, todos os dias, a partir das 17h, horário de Brasília.

Dicas para o concurso IBGE

Para o coach do Gran Cursos Online Eduardo Cambuy, as principais vantagens dos concursos com vagas temporárias são a concorrência menor, o nível mais baixo de dificuldade da prova e o número alto de vagas para os cargos. “Como vantagem, também apontamos a contagem para tempo de serviço, férias, auxílios, transporte e outros benefícios idênticos aos recebidos por demais contratados com vínculo celetista. Além disso, o nível de dificuldade das provas costuma ser menor, o que atrai a atenção de candidatos iniciantes e com pouca bagagem de estudo, o que incentiva a qualquer pessoa que está pensando em começar agora a participar do certame”, avalia. Segundo Cambuy, o segredo para aprovação é se dedicar às disciplinas que têm maior peso. “Um bom sistema de exercícios e revisão dará o suporte necessário para a aprovação”, avalia.

Ele também lista três dicas estratégicas para quem vai participar do certame: 1) Fazer revisão do conteúdo estudado diariamente e depois em 24 horas; 2) Organizar os estudos para facilitar o resgate de informações e a rápida memorização; 3) Criar dramatizações para assuntos mais complexos a fim de assimilar mais facilmente; 4) Simular questões mentalmente, fazendo a ‘premonição’ do que pode cair e como cairá.

Sobre o concurso

São 2.658 vagas, sendo 1.343 para coordenador censitário subárea, com retribuição mensal de R$ 3600; e 1.315 vagas para agente censitário operacional, que recebe R$ 1.700. O contratado também receberá auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

A lotação é em todo o Brasil! No Distrito Federal, são 35 vagas apenas para agentes. Para o mesmo posto, o local com o maior número de vagas em aberto é São Paulo, com 204 oportunidades. Saiba tudo sobre o concurso aqui.