O governador da Bahia autorizou a realização de um novo concurso público para a contratação de mil novos policiais civis. Serão oferecidas 880 vagas para investigador de polícia, 82 para delegado e 38 para escrivão. O edital de abertura para inscrição dos candidatos no certame está previsto para ser lançado na primeira quinzena de dezembro deste ano.
A autorização veio em resposta ao pedido da Polícia Civil do Estado, que solicitou a abertura do concurso para delegados, investigadores e escrivães em função da aposentadoria, exonerações e falecimento de policiais.
O pedido passou por análise da Secretaria da Administração quanto ao número de vagas disponível nas carreiras e pela avaliação da Diretoria de Planejamento Orçamentário, para verificar a disponibilidade orçamentária e financeira. Os estudos foram encaminhados ao Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope) para subsidiar a decisão dos conselheiros. O Governador Rui Costa autorizou a realização do concurso, homologando a resolução do Cope.
Os candidatos vão fazer provas objetivas, discursivas, exames médicos e teste de aptidão física. Serão submetidos também a exames psicotécnicos e passarão por investigação social.
A previsão para o ingresso dos novos policiais civis na corporação é para julho de 2018.
Entre 2015 e 2017, o Governo nomeou 1.850 novos policiais militares. No ano de 2016, 687 novos policiais foram incorporados aos quadros da Polícia Civil. Contratou, também, 414 novos agentes penitenciários e 121 peritos para o Departamento de Polícia Técnica.
Em junho de 2017, realizou o maior concurso da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com cerca de 140 mil candidatos para 2.750 vagas (2 mil para PM e 750 para Bombeiros). Ainda em 2017, realizou concurso para oficiais, sendo 60 da PM e 30 do Corpo de Bombeiros.