policia penal pr SSP/PR

Especialistas dão dicas para o concurso público da Polícia Penal do DF

Publicado em Concursos

Na última semana foi publicado o edital do concurso de Polícia Penal do DF, com a oferta de 1.179 vagas, sendo 400 imediatas. O concurso público será executado pelo Instituto AOCP e os interessados em participar podem realizar as inscrições até 11 de abril, no site da instituição.

Para dar uma força aos que desejam ser aprovados, os professores do IMP Concursos Thiago Medeiros e Vitor Falcão especialistas em Direito Penal deram algumas dicas sobre o certame. Para os professores esse concurso é um dos maiores para carreira policial no DF.

“O concurso da PPDF veio com um ótimo quantitativo de vagas, então é uma oportunidade excelente para quem deseja ingressar na carreira policial, agora é a hora de focar, para ter boas chances de ser aprovado”, afirma Vítor.

“Faltam em média 90 dias para a prova. A dica é estudar de maneira estratégica, organizar o tempo para realizar as 150 questões. Ainda temos um tempo legal até a data da prova”, complementa Thiago Medeiros.

Segundo os especialistas, as novidades para o concurso, foram a inclusão das questões de Criminologia e a matéria de Administração Financeira Orçamentária (AFO).

“A disciplina de AFO, foi incluída, por que existem diversos núcleos, inclusive o policial penal que cuida dessa parte, de pagamento de pessoal e compra de material. Algumas pessoas vão ficar mais na parte administrativa, então já era esperado”, comenta Vitor Falcão.

“As questões de criminologia foram incluídas, e vão fazer toda a diferença na estratégia de estudos, a dica é aprofundar o máximo que der”, finaliza Thiago.

O concurso

Ao todo, o certame vai oferecer 1779 vagas. Sendo 200 vagas para ampla concorrência; 80 vagas para portadores de deficiência, 80 vagas para candidatos negros; 40 para hipossuficientes; e 779 para cadastro reserva. Os aprovados e nomeados vão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. A remuneração inicial de um Polícial Penal do DF é R$ 5.445,00.
O concurso público destina-se ao provimento de vagas existentes, sob regime estatutário, no quadro de servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e exige nível superior. Os candidatos aprovados vão ingressar na carreira da Polícia Penal (antigo agente penitenciário). Os nomeados e empossados, durante o estágio probatório, serão lotados nas seguintes unidades prisionais:

I – Centro de Detenção Provisória;
II – Centro de Detenção Provisória II;
III – Penitenciária I do Distrito Federal;
IV – Penitenciária II do Distrito Federal;
V – Centro de Internamento e Reeducação;
VI – Penitenciária Feminina do Distrito Federal (apenas servidores do sexo feminino).

Inscrições

O concurso da Polícia Penal do DF é organizado pelo Instituto AOPC, que vai receber as inscrições via internet. As inscrições já estão abertas e seguem até 11 de abril, por meio da

página oficial do concurso, no site da banca.
Será disponibilizado um Posto de Inscrição Presencial para os candidatos que necessitarem de acesso à internet. O Posto de Inscrição Presencial está localizado na SEPS Q 702/902 702/902 Conj. B Bloco A, 3° Andar- Asa Sul, Brasília- DF CEP: 70.390-025, e funcionará das 09h às 17h, horário local, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, do dia 10/03/2022 ao dia 11/04/2022.
Para se inscrever, o candidato deve preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição declarando estar ciente das condições exigidas para admissão no cargo, e submeter-se às normas expressas neste Edital; imprimir o boleto bancário gerado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$175,00.

Fases do concurso

Os candidatos a Carreira de Policial Penal do DF serão avaliados em várias etapas. São elas:
I – Prova objetiva;
II – Teste de aptidão física;
III – Prova de aptidão psicológica;
IV – sindicância de vida pregressa;
V – Curso de formação profissional.
Todas as fases são de caráter classificatório e eliminatório.
As provas objetivas serão no modelo ERRADO ou CERTO, sendo atribuído o valor de 1 (um) ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial. Os exames serão aplicados na cidade de Brasília ou outras Regiões Administrativas do Distrito Federal e estão marcadas para o dia 12 de junho de 2022. O horário e o local serão confirmados posteriormente.
O edital tem prazo de validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.