02/06/2019. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Especialista explica como controlar a ansiedade até a prova da PCDF

Publicado em Concursos

A prova do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) será realizada no próximo domingo (15/3) e vai oferecer 300 vagas para o cargo de escrivão. Dedicar-se aos estudos nesta reta final é importante para alcançar a tão sonhada aprovação, mas também é preciso observar os aspectos emocionais para não colocar tudo a perder. Pensando nisso, a psicóloga do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, destacou algumas dicas estratégicas para auxiliar os candidatos que farão a prova do domingo.

Para isso, a especialista vai realizar, na próxima quinta-feira (12), às 18h, aulas para os candidatos receberem orientações importantes sobre como controlar a ansiedade para a hora do exame. Segundo ela, a ansiedade afeta a atenção, interpretação, concentração e memória da pessoa, trazendo dificuldade na aprendizagem. “Essa será uma excelente oportunidade para todos os concurseiros terem acesso à dicas estratégicas sobre como controlar a ansiedade nesta última semana de preparação”, destaca Gebrim.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. Para participar das aulas não é necessário ser aluno do Gran Cursos Online. Os interessados podem assistir aos eventos no canal do Youtube da Instituição.

Veja algumas dicas da psicóloga:

Semana da prova:

“Apesar do tempo curto, mantenha o hábito de fazer uma caminhada no intervalo dos estudos (ao menos 40 minutos, 3 vezes por semana). Isso melhora as condições do cérebro e garante estabilidade emocional. Faça muitos exercícios físicos que sejam realizados com prazer. E aí vamos colocar exercícios das matérias estudadas. Não existe outra forma de passar, sem fazer esses dois exercícios”, reforça.

Na véspera da prova:

“Respeite seus limites. Se não entra mais nada na cabeça e você não consegue mais estudar, descanse. Se preferir, programe uma atividade leve e relaxante e descanse a mente. Antes de dormir, organize os documentos e o material que será levado no dia da prova, inclusive água, algo para comer (fruta, barra de cereais), analgésico”, orienta.

No dia da prova:

“Acorde com tempo suficiente para fazer tudo com calma. Faça uma alimentação leve e saudável. Faça a última checagem do que vai levar para o local da prova. Chegando ao local, oriento que você siga  logo para a sala e respire. Sim, melhor que tomar um copo com água é respirar. Isso acalma instantaneamente”, recomenda.

Durante a prova:

“Durante a prova, a minha principal orientação é para controlar a ansiedade. Eu sei que o coração acelera quando o fiscal da sala comunica o início da prova, mas  esse é um momento delicado que precisa de um controle emocional do candidato. Nessa hora, é importante manter a calma. Inspirar e expirar pausadamente para que você possa desacelerar e retomar as funções normais”, diz.

Segundo Gebrim, esse controle é fundamental para evitar os famosos “brancos” que os candidatos costumam ter na hora da prova. “Os picos de adrenalina são comuns durante as provas.  Quando isso acontece é bom fazer uma respiração abdominal e não entrar em pânico. A respiração pausada fará efeito e você voltará a acessar as informações”, afirma.

Depois da prova:

“A tensão e as preocupações após a prova também devem ser controladas. O candidato precisa entender que, mesmo não conseguindo passar neste momento, ele continua tendo seu valor e precisa continuar para conquistar seus objetivos. O bom é relaxar, aguardar o resultado e ter consciência de que o melhor sempre vai acontecer e no momento certo. Por isso, minha orientação é a seguinte: fique tranquilo, pense positivo e siga em frente”, finaliza.

O concurso

São 300 vagas de nível superior, sendo 225 de ampla concorrência, 60 para negros e 15 para pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$ 8.698,78, para 40 horas semanais de trabalho.

Foram 52.636 candidatos inscritos na seleção. Ou seja, uma concorrência de mais de 175 candidatos por vaga. A informação foi publicado no site do  Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoçao de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame.

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 15 de março de 2020, às 14 horas (horário oficial de Brasília/DF).