1 CLDF/Divulgação

Em audiência pública, aprovados no concurso da CLDF cobram nomeação

Publicado em Concursos

Os aprovados no último concurso público para preenchimento de cargos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pleitearam a nomeação durante audiência pública no auditório da Casa. De acordo com a CLDF, até o momento, 36 servidores foram nomeados das 86 vagas previstas no edital do concurso homologado em 2019.

O deputado João Cardoso (Avante), mediador do encontro, defendeu a nomeação dos aprovados e classificou os servidores efetivos como os “guardiões” da Casa. Ele anunciou que, até o dia 20 deste mês, o gabinete parlamentar receberá estudos técnicos a fim de embasar um documento que será levado à Mesa Diretora sobre a situação do quadro de servidores da CLDF.

Segundo o representante da comissão dos aprovados, Mucio Botelho, há 353 aprovados no último concurso. Nesse sentido, a comissão sugere que as vagas geradas pelas aposentadorias dos servidores da CLDF sejam recompostas, de imediato, pelos aprovados. A comissão pleiteia também um canal de diálogo permanente com a Presidência.

Diversos aprovados se manifestaram em defesa do serviço público, como Débora Kawano. Aprovada para o cargo de consultor técnico, ela considera que o serviço público fortalece a cidadania, sendo que o acesso aos cargos mediante concurso público é uma questão de “merecimento” e “conquista”. Já o aprovado para o cargo de consultor legislativo, Alexandre Lopes, citou que o Ministério Público move uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para corrigir a proporção entre o número de servidores concursados e comissionados, semelhante ao que tem sido feito em outras assembleias estaduais. Pela atual configuração do quadro de servidores, segundo ele, a regra de acesso aos cargos da CLDF não é o concurso público, mas sim o livre provimento, que representa mais que o dobro do total de servidores da Casa.

Em apoio aos aprovados, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical-DF), Jeizon Lopes, disse que a entidade “lutará arduamente” para que eles sejam nomeados.

Último concurso CLDF

Ao todo, 99.796 pessoas se inscreveram no concurso público realizado em 2018, que ofereceu 86 vagas para nível médio e superior, com salários de R$ 10.650,18 a R$ 15.879,40.
O órgão busca profissionais para os cargos de consultor legislativo, consultor técnico-legislativo, inspetor de polícia legislativa, procurador legislativo (advogado), técnico legislativo e agente de polícia legislativa.
Além das provas objetivas e discursivas, houve também provas discursivas, avaliação de títulos, avaliação de conduta, avaliação psicológica, avaliação médica e curso de formação. Somente para o cargo de taquigrafo especialista foi previsto a realização de prova prática.

Com informações da CLDF.