imagem_materia Foto: Divulgação/Senado Federal DPU prédio sede Brasília

DPU ingressa na ação popular que pede o adiamento das provas do concurso da PF

Publicado em Concursos

A informação é do advogado responsável pela ação, José Moura. “A decisão sobre a liminar pode sair a qualquer momento”, informou

A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou na ação popular de São Paulo que pede o adiamento das provas do concurso público da Polícia Federal, com 1.500 vagas, marcadas para o próximo domingo (23/5). A informação é do advogado, José Moura.

Segundo ele, a DPU entrou no caso, nos termos do atigo 138 do Código de Processo Civil, como amicus curiae na demanda. Isso significa um suporte técnico para embasar a liminar pleiteada na ação popular.

“Dentro desse cenário, a liminar pleiteada na ação popular que originalmente foi ajuízada no Ceará por mim e pelos candidatos está conslusa para decisão. A decisão sobre a liminar pode sair a qualquer momento”, informou o advogado.

Leia também: Concurso PF: advogado entra como nova ação e cita “ameaça com força policial”

Curitiba diz que provas estão suspensas na cidade e que pode punir quem descumprir decreto 

MPF ajuíza ação pelo adiamento do concurso da Polícia Federal em todo o Brasil

Cebraspe confirma provas no domingo (23)

O Cebraspe divulgou na noite da última quarta-feira (19/5), um nota de esclarecimento confirmando a realização das provas do certame para o próximo domingo (23). De acordo com o documento, as provas vão acontecer em todo o país e serão ratificados todos os locais de provas do município de Curitiba PR, onde existe um decreto de restrições.

“Diante da publicação do Decreto nº 890, de 18 de maio de 2021, expedido pela Prefeitura
Municipal de Curitiba/PR, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de
Eventos (Cebraspe) e a Polícia Federal, com fundamento no Parecer nº 539/2021 –
CONJUR/MJSP/CGU/AGU, chancelado pelo Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Justiça e
Segurança Pública (conforme parecer divulgado no endereço eletrônico
http://www.cebraspe.org.br/concursos/pf_21), vêm a público confirmar a realização do concurso
público instituído pelo Edital nº 1 – DGP/PF, de 15 de janeiro de 2021, no próximo domingo, dia 23 de
maio de 2021, em todo o território nacional, bem como ratificar todos os locais de realização de provas
no Município de Curitiba/PR, conforme divulgação realizada em 18 de maio de 2021.”

O concurso

O concurso oferece 1.500 vagas para escrivão, agente, delegado e papiloscopista. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é a banca organizadora.

Os salários variam de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74 e podem ser concorridos por candidatos com nível superior em qualquer área de formação (exceto o posto de delegado que exige graduação em direito, especificamente). Veja tudo sobre o concurso aqui!

As provas do concurso público foram adiadas, por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o comunicado, ainda na data provável de 14 de maio de 2021, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no site da banca, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização da prova objetiva e da prova discursiva, que serão aplicadas na data provável de 23 de maio de 2021.