Crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press

Coronavírus: Com concursos suspensos e sem previsão de retomada, vale a pena continuar estudando?

Publicado em Concursos

O novo coronavírus (Codiv-19) chegou ao Brasil e pode impactar na organização dos estudos e na rotina dos concurseiros.  Segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 200 os casos registrados do novo coronavírus no Brasil. Ainda há outros tantos pacientes suspeitos espalhados por todos os estados do país e o Distrito Federal. Na capital federal, já são mais de 30 casos confirmados.

Além do impacto na saúde e na economia, a tensão também afetou os concursos públicos. Visando reduzir a cadeia de transmissão do vírus, alguns estados como Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Rio de Janeiro e no Distrito Federal publicaram decretos que suspendem a realização de eventos públicos e privados com aglomeração de pessoas. A medida trouxe impactos no cenário das seleções previstas para os próximos dias e gerou apreensão em muitos candidatos. Mas, como fica a situação dos concurseiros?

Para isso ajudar os concurseiros neste período de incertezas, o Papo de Concurseiro conversou com Vandré Amorim, que é professor de Direito Administrativo do Gran Cursos Online. Veja:

Diante das suspensões dos concurso, por conta do coronavírus, o que os candidatos podem fazer?

Inicialmente, os concurseiros precisam se reprogramar, para que possam cumprir seus cronogramas de estudos! A maior dificuldade será o controle da ansiedade quanto à data das novas provas! Sugiro, inclusive, que o concursando fixe uma data “fictícia” curta para cumprir seu ciclo de estudos, como se fosse a nova data da prova! Sabemos que em momentos de incerteza muitos desistem ou negligenciam seus estudos!

Vale a pena continuar estudando?

O concurseiro tem que ter a consciência de que os concursos não estão sendo cancelados, mas simplesmente adiados, ou seja, eles serão, em regra, retomados, e o quanto antes!

Há alguma chance das seleções serem canceladas?

Salvo pouquíssimas exceções, como o caso do IBGE, devido à magnitude do certame, que será realizado em todos os municípios do país, com a expectativa de mais de 2 milhões de inscritos, não devemos ter cancelamentos, mas apenas adiamentos!

Há motivos para desespero?

Não há motivo para desespero, mas sim motivo para preocupação! Isso porque, inicialmente, a prioridade deve ser para tentar reduzir ao máximo os impactos do coronavírus na sociedade! Em segundo lugar, será necessário muito controle emocional para que as notícias não atrapalhem a preparação para os concursos pretendidos.

Como proceder?

Agora, é a hora de os estudantes aproveitarem esse tempo extra e aprimorarem seus estudos. A dedicação deve ser total, pois o cenário mostra que devido a várias suspensões, quando retomarem, devemos ter concursos com datas muito próximas entre eles!