Concursos: saiba como interpor recursos de forma eficiente

Aline Gouveia- A elaboração de recursos para se opor a alguma divergência nas etapas de concursos públicos é um direito do concurseiro. Cada certame, por meio dos editais, expressa em quais casos o candidato pode recorrer. No entanto, a falta de conhecimento tanto do direito em si quanto da forma de apresentar os recursos pode ser prejudicial. De acordo com o professor Erick Alves, primeiramente é essencial que seja feita uma leitura atenta do edital.

“As possibilidades mais comuns são os recursos contra os gabaritos preliminares das questões objetivas e contra a correção de questões discursivas”, explica o sócio-fundador do Direção Concursos, professor de Direito Administrativo e Auditor do TCU. Erick pontua que a objetividade e fundamentação teórica são as principais dicas na elaboração de recursos.

“É importante citar referências, isso dá bastante resultado. Citar uma legislação, um autor ou doutrina que ampare sua resposta ajuda demais na elaboração de recurso nas provas discursivas”, orienta Erick Alves.

Roberta Queiroz, professora do Gran Cursos Online, acrescenta que é necessário ter uma definição específica no pedido. “Nas questões subjetivas, precisa haver uma análise muito específica do que foi o objeto de correção. Nas provas dissertativas, quando o candidato perde pontos por conta do português, por exemplo, é preciso ser muito específico em relação ao parágrafo que deve ser objeto de uma recorreção e em relação à pontuação que foi retirada, sempre fazendo confronto do padrão de resposta dado pela banca e a correção”, diz.

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Erros comuns

  • Ser genérico
  • Ser prolixo
  • Não fundamentar a resposta
  • Apresentar fundamentos que não alteram a pontuação ou que não estejam diretamente ligados com o pedido de reforma da pontuação, com o pedido de invalidação da questão ou de alteração do gabarito

Dicas

  • Ler o edital
  • Estar atento aos prazos
  • Ser objetivo
  • Ser específico na definição do pedido
  • Apresentar leis ou autores como fundamento teórico da resposta
  • Acompanhar correções das provas objetivas

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Mariana Fernandes

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