desembargador-jose-ribamar-oliveira Crédito: Hélio Álef/GP1

Concurso TJ PI: presidente do tribunal anuncia edital com 100 vagas para março de 2022

Publicado em Concursos

Jéssica Andrade e Karolini Bandeira – Atenção, concurseiros do Piauí! O presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador José Ribamar de Oliveira, falou sobre a previsão de edital com 100 vagas para servidores. Em entrevista ao Jornal do Piauí, ele afirmou que os cargos contemplados ainda não foram confirmados, mas devem ser os de técnicos e analistas judiciários, sendo a maioria para analista.

Segundo a autoridade, a previsão é publicar o edital ainda neste semestre, até março. Ele também falou que a banca organizadora será escolhida em breve.

“Vamos fazer concurso para servidores, com cerca de 100 vagas. A maioria de analista. Já estamos com a comissão formada e já vamos, em breve, escolher a instituição que realizará o concurso”, disse.

Comissão formada

Os nomes dos membros da Comissão Organizadora do Concurso TJPI 2022 foram divulgados no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça do Piauí na primeira semana de janeiro deste ano.
De acordo com a portaria, o juiz de Direito, Rodrigo Tolentino, irá presidir a equipe. Caberá à comissão definir as regras do próximo edital, assim como o número de vagas e cargos que serão oferecidos.

Concurso deve reduzir terceirizados

Na ocasião de sua posse, José Ribamar de Oliveira, presidente do TJPI, já havia comentado sobre um novo certame para os servidores do tribunal. Segundo ele, o objetivo é reduzir o uso de terceirizados.

Na época, durante sua posse, o magistrado falou sobre a contratação de novos servidores.

“Estamos nos utilizando de terceirizados com mão de obra competente, mas o certo é que façamos concurso para que a pessoa venha prestar um serviço de qualidade. O terceirizado é uma mão de obra que aos poucos vamos deixando de lado para implementar a realização de concursos”, pontuou o presidente.

Vale destacar que o edital da última seleção do TJPI perdeu a validade em 2020, sem possibilidade de extensão.

Último concurso há mais de seis anos

último concurso público do TJPI foi realizado em 2015 e ofereceu 180 vagas imediatas para analistas judiciários, além de formação de cadastro reserva. A banca responsável pelo certame na ocasião foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na época, a remuneração foi de R$ 6.518,71, salário composto por subsídio , auxílio-alimentação e auxílio-saúde. O cargo exige nível superior com formação que varia de acordo com a área. Os candidatos passaram por prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos e específicos.

Apesar do último concurso ter sido efetuado há quase seis anos, a atualização mais recente do Portal da Transparência do TJPI divulga que não há cargos vagos em nenhuma função. De acordo com o Portal, 1.597 cargos são ocupados no órgão atualmente: 1.464 cargos ocupados na função de analista judiciário, 133 cargos ocupados na função de técnico judiciário e cinco cargos ocupados na função de auxiliar judiciário.