Concurso TCE-RJ: órgão assina contrato com Cebraspe e edital deve sair em 15 dias

Publicado em Concursos

O edital do próximo concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) já pode ser publicado. Foi divulgado nesta sexta-feira (10/1) o extrato de contrato entre o órgão e o entro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a assinatura do documento, o edital tem um prazo de 15 dias para ser lançado.

Em maio, foi autorizado o regulamento do concurso público, que vai ofertar 40 vagas para analista de controle externo. As chances serão para as áreas de ciências contábeis (9), controle externo (16), direito (8) e tecnologia da informação (7).

O Cebraspe foi escolhido como banca organizadora em setembro, conforme anunciado pelo Papo de Concurseiro. Na ocasião, o conselheiro Rodrigo Nascimento, vice-presidente do Tribunal e presidente da comissão organizadora, informou que a previsão para o lançamento do edital de abertura das inscrições era de 15 dias úteis após a assinatura do contrato.

Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos. O servidor investido no cargo cumprirá estágio probatório de três anos e, durante esse interregno, somente poderá ser lotado nas unidades da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGE).

Para assumir o cargo é necessário ter idade mínima de 18 anos, ter concluído curso em nível superior específico, de acordo com a especialidade do cargo, ressalvada a especialidade Controle Externo, em que se admitirá curso de nível superior em qualquer área de formação e comprovar pelo menos dois anos de prática profissional.

O documento também estabelece a reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e índios e hipossuficientes economicamente. Para os candidatos com deficiência ficam reservadas 5% do total de vagas reservadas a cada especialidade. Já para os candidatos negros e índios serão reservadas 20% das vagas, no mesmo critério.

Segundo destacou o conselheiro Rodrigo Melo, a realização do concurso visa atender à urgente necessidade de reposição de vagas de Analista de Controle Externo, evitando o comprometimento das atividades de controle a cargo do Tribunal, em especial a execução de auditorias governamentais.

TJRJ também vai abrir concurso

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) definiu na última quinta-feira (9/1) que o Cebraspe também vai organizar o próximo concurso do órgão. Estão previstas 100 vagas para técnicos de atividade judiciária (sem especialidade) e analistas judiciários (com e sem especialidade). A previsão é de que o edital seja publicado ainda neste mês.

Leia também: TJRJ escolhe banca e tem chuva de memes na internet: ”Eu quero chorar”