1

Concurso Senado: edital deve ser finalizado até o fim de março

Publicado em Concursos

O Senado Federal informou que o edital do próximo concurso público do órgão deve ser finalizado até o fim de março. O certame vai oferecer 40 vagas de provimento imediato. De acordo com a publicação, a comissão trabalha para finalizar o projeto básico e a escolha da banca.

 

De acordo com a Casa, a expectativa é que o edital do concurso seja divulgado ainda no primeiro semestre deste ano e os membros da comissão do concurso já trabalham com a possibilidade de que o concurso do Senado atraia um grande número de interessados, algo que ficará na casa dos 100 mil.

Entre os fatores que são avaliados para estimativa de candidatos está a redução recente na quantidade de concursos públicos abertos pelo Poder Executivo. Outro item analisado é a atração oferecida pelo concurso do Senado em si, incluindo salários, estabilidade no cargo e as possibilidades de carreira.

Vagas

São 24 vagas para técnico legislativo, na especialidade de policial legislativo, 4 para advogados e 12 vagas de analista legislativo, nas áreas de administração, arquivologia, assistência social, contabilidade, enfermagem, informática, processo legislativo, registro e redação parlamentar, engenharia de trabalho e engenharia eletrônica e telecomunicações. Confira aqui a distribuição de vagas.

As remunerações, acrescidas de gratificações, variam de R$ 18.591,18 a R$ 32.020,77.

Senado oferece conteúdo gratuito

Os interessados em prestar o concurso público do Senado Federal terão apoio da própria Casa para se preparar. A Secretaria de Transparência (STrans), em parceria com a Comissão Organizadora do certame, criou um site com conteúdo gratuito e informações relevantes sobre a seleção.

Na página, é possível acessar cursos e videoaulas do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ofertados por meio da plataforma Saberes; a Constituição Federal na íntegra em formato de texto e áudio; publicações da Livraria do Senado sobre regimentos internos, licitações e informações técnicas sobre o concurso anterior, realizado de 2012. Saiba mais aqui.

Leia também: Concurso do Senado: última seleção nomeou 150% a mais do que previa o edital
Servidora do Senado Federal revela estratégia de estudos que deu certo
Concurso do Senado: especialista revela matérias centrais e como vencê-las