O concurso SEDMS foi autorizado em agosto de 2021 e vai ofertar 722 vagas efetivas para professores da educação básica
Jéssica Andrade – Já existe uma previsão para a abertura do concurso da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul (SEDMS). De acordo com a secretária estadual de Administração, Ana Carolina Nardes, o edital será publicado em até três semanas. Ou seja, até o fim do mês de fevereiro.
O governo divulgou ainda que as provas do concurso serão realizadas em três municípios: Três Lagoas, Campo Grande e Dourados. As informações foram passadas nesta quarta-feira (2/3) em uma reunião entre o governo do MS e a Federação dos Trabalhadores em Educação do estado.
Um dos assuntos destaques do encontro foi a realização do concurso para professores.
“A Fetems veio com três reivindicações e foram atendidas nas três. Entre elas estava a data para o concurso público, o resultado final do processo seletivo para professores temporários e a abertura de negociação sobre os salários dos professores contratados. Sobre este último tema já marcamos inclusive nova reunião para 10 de fevereiro”, ressaltou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha.
Concurso SEDMS terá 722 vagas efetivas
O concurso SEDMS foi autorizado em agosto de 2021 e vai ofertar 722 vagas efetivas para professores da educação básica, dos anos finais do ensino fundamental ao ensino médio.
De acordo com a secretaria de Educação, praticamente todos os componentes curriculares da educação básica serão contemplados no concurso. Ou seja, haverá vagas para professores de língua portuguesa, matemática, história e geografia, entre outras áreas.
As chances serão distribuídas entre os 79 municípios do Estado, conforme disponibilidade da rede. A estimativa inicial era que o edital fosse publicado em 2021, o que não aconteceu.
Último concurso SED MS para efetivos ocorreu em 2018
A secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul abriu, em outubro de 2018, o último concurso SEDMS para efetivos. No total, foram 1.500 vagas disponíveis para o magistério e área de apoio.
Foram mil chances para o cargo de professor nas disciplinas de: arte; ciências da natureza (biologia); educação física; filosofia; física; geografia; história.
Além de língua estrangeira moderna (inglês); língua portuguesa/literatura; matemática; química; e sociologia.
Para a área de apoio, foram 500 oportunidades nas funções de agente de merenda, agente de limpeza e assistente de atividades educacionais. Essa última carreira foi destinada a candidatos com nível médio completo, com ganhos de R$ 1.323,89, na época.
Com a organização da Funrio, os concorrentes a professores passaram por prova objetiva, discursiva e de títulos. Eles responderam, na primeira fase, a perguntas de língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos e metodológicos e conhecimentos específicos.