Policial-Penal

Concurso Polícia Penal do DF: especialista sinaliza quais pontos merecem mais atenção nos estudos

Publicado em Concursos

O Papo de Concurseiro conversou com o delegado da Polícia Civil do DF, Érico Palazzo, que deu algumas dicas do que esperar da seleção

Jéssica Andrade – O edital do concurso da Polícia Penal do Distrito Federal foi publicado no último dia 10 de março. Esse é um dos concursos mais aguardados por quem almeja uma carreira policial. O certame oferece mais de 1700 oportunidades de nível superior com ganhos iniciais de R$5.445,00.

As inscrições seguem abertas até o dia 11 de Abril e, para quem deseja se preparar para o concurso, o Papo de Concurseiro conversou com o coordenador de carreiras policiais do Gran Cursos Online e delegado da Polícia Civil do DF, Érico Palazzo, que deu algumas dicas do que esperar da seleção.

Segundo Palazzo, uma das características que chamam a atenção dos candidatos está relacionada com a banca organizadora. “A banca é o Instituto AOCP, que gosta de cobrar mais leis. Ela não cobra tanta jurisprudência, não é de cobrar também muita doutrina ela cobra o conhecimento da lei. Né? Então ela geralmente possui questões mais simples”, destaca. 

Com relação ao conteúdo programático, o professor recomenda que os candidatos dediquem mais tempo às disciplinas de criminologia, direito penitenciário e língua portuguesa. “São as três disciplinas mais importantes do concurso. Claro que todas são importantes”, mas essas merecem destaque, segundo avaliação do professor. 

Pela primeira vez a prova da Polícia Penal vai exigir a disciplina de administração financeira orçamentária, conhecida como AFO. O que, de acordo com Palazzo, pegou muita gente de surpresa. “Conversando com especialistas, eles sugerem que o candidato prepare para essa disciplina, apesar de ser uma disciplina que muita gente já fica com medo pelo nome, né? Que ele tente pelo menos aprender. Assim como criminologia que acabou vindo também como uma novidade neste concurso”, orienta o delegado.  

Por outro lado, Érico Palazzo afirma que existem três disciplinas que tem um conteúdo extenso, mas que a relevância na prova é muito menor. “Se a gente pegar a disciplina de direitos humanos e a disciplina de legislação especial são três questões apenas. Em um universo de cento e cinquenta itens são apenas questões com conteúdo muito extenso. Então, ao meu ver, o aluno tem que avaliar. Talvez ele perca muito tempo com essas disciplinas”. 

O Concurso

A seleção destina-se ao provimento de vagas existentes, sob regime estatutário, no quadro de servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e exige nível superior. Os candidatos aprovados vão ingressar na carreira da Polícia Penal (antigo agente penitenciário). Os nomeados e empossados, durante o estágio probatório, serão lotados nas seguintes unidades prisionais: 

I – Centro de Detenção Provisória; 

II – Centro de Detenção Provisória II; 

III – Penitenciária I do Distrito Federal; 

IV – Penitenciária II do Distrito Federal; 

V – Centro de Internamento e Reeducação; 

VI – Penitenciária Feminina do Distrito Federal (apenas servidores do sexo feminino). 

O concurso da Polícia Penal do DF é organizado pelo Instituto AOPC, que vai receber as inscrições via internet. As inscrições já estão abertas e seguem até 11 de abril, por meio da página oficial do concurso, no site da banca.

Será disponibilizado um Posto de Inscrição Presencial para os candidatos que necessitarem de acesso à internet. O Posto de Inscrição Presencial está localizado na SEPS Q 702/902 702/902 Conj. B Bloco A, 3° Andar- Asa Sul, Brasília- DF CEP: 70.390-025, e funcionará das 09h às 17h, horário local, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, do dia 10/03/2022 ao dia 11/04/2022.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição declarando estar ciente das condições exigidas para admissão no cargo, e submeter-se às normas expressas neste Edital; imprimir o boleto bancário gerado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$175,00. 

 Fases do concurso

Os candidatos a Carreira de Policial Penal do DF serão avaliados em várias etapas. São elas:

I – Prova objetiva;

II – Teste de aptidão física;

III – Prova de aptidão psicológica;

IV – sindicância de vida pregressa;

V – Curso de formação profissional.

Todas as fases são de caráter classificatório e eliminatório. 

As provas objetivas serão no modelo ERRADO ou CERTO, sendo atribuído o valor de 1 (um) ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial. Os exames serão aplicados na cidade de Brasília ou outras Regiões Administrativas do Distrito Federal e estão marcadas para o dia 12 de junho de 2022. O horário e o local serão confirmados posteriormente. 

O edital tem prazo de validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.