TJGO/Divulgação

Concurso para promotores do MPMG tem banca examinadora alterada

Publicado em Concursos

Karolini Bandeira*- Atenção, concurseiros! Os preparativos para o próximo certame para promotores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foram movimentados mais uma vez! O órgão tornou pública, nesta quarta-feira (12/5), a alteração da banca examinadora do concurso público.

De acordo com o documento publicado no portal do ministério e assinado pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o membro Antônio Joaquim Schellenberger Fernandes foi trocado pela servidora Gisela Polério Santos Saldanha. A funcionária será titular do grupo temático quatro. Ao todo, a banca examinadora conta com 12 membros distribuídos em quatro blocos.

Ao que tudo indica, os estudos para a abertura do certame já estão em fase avançada. Nesta terça (11), o ministério criou, em seu portal, uma página oficial para acompanhamento do certame previsto. Há possibilidade do edital de abertura ser publicado ainda no primeiro semestre de 2021.

Segundo informado pelo procurador-geral do Estado, Jarbas Soares, o certame contará com 60 vagas para a função. O promotor admitiu que, atualmente, o MPMG sofre com déficit de, aproximadamente, 160 promotores. O concurso, que segue com estudo em andamento, teve comissão organizadora formada em janeiro. De acordo com Jarbas, o atual cenário atrasou os trâmites do certame: “Estamos com o concurso aberto, mas não temos as datas previstas para as primeiras provas, exatamente pelo agravamento da pandemia.”

Procurador-geral prevê dois concursos em 2021

Em entrevista feita ao portal O Dia em dezembro de 2020, Jarbas Soares previu a abertura de dois concursos para o Ministério Público do Estado (MPMG) neste ano! “Eu acredito que no ano que vem nós façamos dois concursos. Haverá um aumento acentuado de aposentadorias no primeiro semestre. As carências são grandes. Precisamos suprir as áreas que estão sem promotores de justiça”, disse o procurador-geral.

Último certame

O último concurso do MPMG para promotor foi lançado em setembro de 2019. Foram abertas 50 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, classe inicial da carreira, com remuneração inicial de R$ 30.404,42. Do total de vagas, 35 vagas para ampla concorrência, 10 para negros e cinco para pessoas com deficiência. A organização da seleção ficou por conta da empresa Fundep, com taxa de R$ 304. O concurso contou com cinco etapas:

  • Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;
  • Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Para ingressar na carreira do Ministério Público de Minas Gerais é necessário ser brasileiro, bacharel em direito e acumular três anos de atividades jurídicas até a data da inscrição definitiva. Foram registradas mais de 11.200 inscrições ao todo. Veja a página do concurso aqui. 

 

 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer