whatsapp-image-2022-06-23-at-21.38.50 Fábio Henrique Siva/ Reprodução

Candidato morre durante teste de aptidão física de concurso para a PCRJ

Publicado em Concursos

O candidato ao cargo de inspetor apresentou laudo para a realização do exame. Ele deixa uma filha

O candidato ao cargo de inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fábio Henrique Silva, de 41 anos, morreu durante um teste de aptidão física, etapa comum na carreira policial, do concurso para inspetor da Polícia Civil do Rio.

O exame foi aplicado no Centro de Treinamento de Deodoro, na Zona Oeste. Fábio chegou a ir para a pista de corrida. Nas redes sociais, circula o vídeo do momento em que o candidato passa mal e cai de joelhos. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte, mas não resistiu.

A psicóloga Tatiana Franco, mãe da filha de Fábio, escreveu uma despedida nas redes sociais: “Obrigado por ser o melhor pai que minha filha poderia ter! Amigo! Parceiro! Presente! Cuidadoso! Obrigada por ter me dado o meu presente mais valioso! Que papai do céu te receba de braços abertos”.

A Polícia Civil lamentou a morte do candidato e informou que ele apresentou um laudo médico para a realização do concurso.

Em nota, a  Secretaria Municipal do Rio de Janeiro informou que, segundo a direção do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla,  Fábio deu entrada na unidade na madrugada de ontem (23/6), mas, infelizmente, acabou falecendo pouco tempo depois, ainda no início da manhã. A causa da morte não foi revelada. 

Outro caso no Ceará

Somente no mês de junho, essa é a segunda morte  em teste de aptidão física de concurso público. No dia 14/6, uma candidata do concurso público da Polícia Militar do Ceará morreu durante a realização do teste de aptidão física, realizado na cidade de Fortaleza, capital do estado. Darlene Sonaria Ferreira, de 30 anos, sofreu um infarto durante uma das provas e não resistiu.

A candidata era dentista por formação e foi aprovada nas provas objetivas do concurso PMCE, para o cargo de Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Complementares. Ela chegou a ser atendida pela equipe médica no local e foi encaminhada consciente ao hospital, mas não resistiu e morreu.

“Ela sempre foi assim — de conseguir as coisas na garra. Ela queria ser oficial da PM. Sempre viveu longe de casa em busca dos sonhos dela”, afirmou uma prima da vítima ao G1.

Darlene nasceu no município de Riacho de Santana, no Rio Grande do Norte, mas trabalhava como dentista no município de Iracema, no interior do Ceará.

Em uma publicação nas redes sociais, a prefeitura de Iracema lamentou o falecimento precoce da concurseira. “ Um ser humano admirável, um excelente profissional. Descanse em paz minha amiga, que Deus traga o conforto aos familiares”, disse uma seguidora, no perfil oficial da prefeitura no Instagram.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado lamentou o falecimento de Darlene e ressaltou que a Avaliação de Capacidade Física é de responsabilidade da organizadora do concurso, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP, e que todos os candidatos apresentam atestado médico que comprova as condições de saúde do participante para a realização da etapa, bem como, assinam “Termo de Responsabilidade”.