Banco Central deve lançar edital de concurso com 500 vagas em novembro

Publicado em Sem categoria
Concurseiros que pretendem disputar as vagas do tão esperado concurso do Banco Central (Bacen) já podem se programar. O Bacen informou à equipe do CorreioWeb que deve lançar o edital da seleção com 500 vagas em novembro, apesar de o prazo para a publicação do documento expirar apenas em janeiro de 2010. A previsão é que as provas sejam aplicadas no início do próximo ano.

De acordo com a assessoria do Banco Central, os preparativos para a organização do concurso já foram iniciados. Os departamentos do órgão estão realizando processos seletivos internos para encaminhar à gerência os relatórios que indicarão a necessidade de novos funcionários nas diversas áreas do banco.

O próximo passo será a abertura de licitação para a escolha da empresa que organizará o concurso. As instituições mais cotadas são o Cespe/UnB, que atualmente realiza o concurso que oferece 20 vagas para procurador do Bacen, e a Fundação Carlos Chagas, que organizou a última seleção, em 2005.

O Banco Central explicou ainda que todos os 500 aprovados no próximo concurso deverão tomar posse rapidamente. É que cerca de 1,8 mil servidores poderão se aposentar em breve, e esse desfalque deve comprometer o funcionamento do Bacen. Vale lembrar também que 2010 é ano de eleições. Por isso, as nomeações deverão acontecer até o início de julho, para evitar que a convocação dos aprovados seja paralisada por infração à legislação eleitoral.

O concurso vai oferecer 150 oportunidades para técnicos e 350 chances para analista, cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4,5 mil e R$ 11 mil, respectivamente. As vagas serão destinadas às nove regionais do Banco Central e também à sede, em Brasília.