CBPFOT211120160300 Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press Agência do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul

Banco do Brasil disponibiliza mais de 1,2 mil cursos a servidores e funcionários

Publicado em Concursos
O Banco do Brasil lançou um movimento interno para trazer oportunidades de requalificação profissional, direcionadas para o desenvolvimento de competências digitais. Chamado de “evolution”,  o passo deve contribuir para acelerar a transformação digital e transformar a cultura organizacional, com foco no cliente, inovação e meritocracia.
Segundo o banco, a primeira e principal ação é a disponibilização, para todos os funcionários, do acesso imediato e ilimitado à maior plataforma brasileira de cursos de tecnologia: a Alura. Por lá e também por meio da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB), os funcionários já podem acessar mais de 1,2 mil cursos online, sobre Mobile, Programação, Front-end, DevOps, UX & Design, Data Science e Inovação & Gestão.

“Nada melhor do que juntar todo o potencial arraigado que a UniBB possui com os cursos da Alura. Com o movimento evolution, estamos dando mais um passo na capacitação e no aprimoramento digital dos nossos funcionários”,  destaca Avelar Matias, diretor de Gestão da Cultura e de Pessoas do BB.

Tambpem como parte das ações planejadas para desenvolvimento de competências digitais, o Banco do Brasil irá oferecer bolsas de idiomas, incentivos para graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado voltados para tecnologia e inovação. E ao longo dos próximos meses, os funcionários terão oportunidades de mentoria, compartilhamento de experiências e hackathons.

Concurso pode sair ainda neste ano

O Banco do Brasil informou ao Papo de Concurseiro que segue avançando no planejamento para o próximo concurso. Segundo o órgão, o processo está agora em fase de elaboração das regras do edital e “possui caráter confidencial até a sua publicação”. Mas, recentemente, o presidente do órgão, Fausto Ribeiro, disse durante um evento de líderes da instituição que a seleção sairá em breve. “Concurso do Banco do Brasil ainda este ano”, disse.

A seleção procura contratar jovens profissionais que desejam construir carreira em diferentes áreas da tecnologia, como analytics, inteligência artificial, desenvolvimento de software e aplicativos, dentre outras.

De acordo com a Agência Estado, com as medidas de isolamento durante a pandemia de coronavírus e o aumento do tipo de trabalho home office, a procura de profissionais da área de TI aumentou. O concurso, de âmbito nacional, exigirá conhecimento na área. Os 120 profssionais aprovados na seleção deverão passar por uma imersão tecnológica oferecida pelo banco. A previsão é de um salário inicial de cerca de R$ 3,8 mil, somando benefícios.

Além disso, os aprovados ainda terão o privilégio de serem acompanhados por executivos de alta patente, que farão um trabalho de mentoria e capacitação. Os executivos irão ajudá-los a construir a perspectiva de uma carreira de longo prazo. A intenção do banco é desenvolver um processo nos moldes dos programas de trainees da iniciativa privada. Mais informações sobre o método de seleção do certame ainda não foram divulgadas pela empresa.