(Crédito: Agência Senado/ Reprodução)
Yasmin Rajab – Em reunião realizada na última terça-feira (30/8) entre o Banco Central e outras entidades, o Secretário Especial do Ministério da Economia (ME), Leonardo Sultani, anunciou que o concurso público do Bacen está na lista dos certames prioritários para o próximo ano.
Além do representante do ministério, também estavam presentes o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a diretora de administração, Carolina Barros, e o chefe do Depes, Marcelo Cota. No encontro, foi debatido as minutas de medida provisória contemplando reivindicações dos serviços da Autarquia, que estão sob análise do ME.
No evento, Carolina fez questionamentos a respeito do concurso do BC, que havia sido prometido para agosto deste ano. Em resposta, Sultani esclareceu que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional indicou ao ME não autorizar a realização do certame devido aos 180 dias antecedentes ao fim do mandato presidencial.
Ao longo da reunião, os representantes também abordaram sobre a reestruturação de carreira, que não contemplou todos os pontos da proposta inicialmente enviada pelo BC. Também foi tratado as assimetrias remuneratórias entre os especialistas do Banco Central e carreiras similares.
Ainda em agosto, o Banco Central do Brasil solicitou ao Ministério da Economia a realização de um novo certame, com o pedido de abertura de 245 novas vagas. Do quantitativo, 200 oportunidades seriam para analistas, 30 para técnicos e 15 para procuradores. Atualmente, a Casa está com cerca de 3.040 cargos vagos.
O Banco Central realizou o concurso pela última vez em 2013, no qual o edital assegurou a oferta de 500 vagas para os cargos de técnico e analista, de nível médio e nível superior. Ele foi regulamentado pelo Cebraspe.
A instituição ressaltou que a realização de novo concurso se deve à constatação da redução da força de trabalho do órgão nos últimos anos, em função de aposentadorias e outras modalidades de vacância, sem reposição desde 2013. Em paralelo, houve acréscimos nas atribuições institucionais.
Além disso, a fixação legal do quadro de pessoal do banco estabelecida pela Lei nº 9.650, de 27 de maio de 1998, é de 6.470 servidores, sendo 5.309 analistas, 861 técnicos e 300 procuradores. E, o último levantamento, de 30 de abril de 2021, apresenta o quantitativo de apenas 3.527 servidores ativos.
Leia mais: Setembro Amarelo: Evento online e gratuito trata sobre a saúde mental dos concurseiros
Secretaria de Educação do DF abre seleção interna com 32 vagas para professores
Governo prevê quase 50 mil vagas para concursos em 2023
MP cobra convocação de aprovados no concurso da Funsaúde do Estado do Ceará
Deputado alega “tratamento diferenciado” no curso de formação de bombeiros do DF
Órgão aponta possíveis violações aos princípios da isonomia, da impessoalidade e da laicidade do Estado…
A previsão é que o edital seja publicado em breve e que provas sejam aplicadas…
Período de inscrição estará aberto até sexta-feira (29/8). O início das aulas está previsto para…
Interessados em participar do certame devem se inscrever exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de…
“Embora o orçamento de 2025 já tenha sido aprovado, as nomeações dependem não apenas da…
O governo federal declarou que o edital de abertura do concurso público da Polícia Federal…