Bancários cobram mais contratações da Caixa Econômica Federal

Publicado em Sem categoria

 

(Foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

Lorena Pacheco – Do CorreioWeb   A Comissão Executiva de Empregados da Caixa se reuniu com a diretoria do banco para cobrar mais contratações de concursados, nesta semana. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Brasília, os representantes da categoria querem a reposição dos servidores aposentados e a convocação de mais de 2 mil aprovados do último concurso. Segundo a comissão, entre março e abril deste ano, foram registradas apenas 48 admissões frente a 1.341 desligamentos relativos ao Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) da empresa.

Durante o Fórum Condições de Trabalho da Caixa, que aconteceu na última quarta-feira (27/5), os bancários defenderam que o aumento da demanda de trabalho é agravada pela falta de novos servidores, principalmente nas agências recém-inauguradas, o que sobrecarrega os funcionários e compromete a qualidade do serviço prestado às população.

  Em resposta ao CorreioWeb, a assessoria da Caixa informou que o concurso de 2014, para o cargo de técnico bancário novo, foi realizado para composição de cadastro de reserva, sem obrigatoriedade de aproveitamento de todos os candidatos. Assim, a contratação dos aprovados está condicionada ao surgimento de vagas durante o período de validade do concurso, que pode decorrer de transferências ou desligamentos por motivo de rescisão contratual, aposentadoria ou falecimento.   Segundo dados da instituição, desde 17 de junho de 2014, início do período de validade da seleção, foram admitidos 1.545 candidatos ano passado e 947 candidatos em 2015. Destes, 411 foram admitidos nos meses de janeiro e fevereiro, 40 entre março e abril e 496 em maio.   O concurso foi lançado em janeiro de 2014 e registrou 1.176.614 inscritos. A validade do certame foi prorrogada e segue até 16 de junho de 2016.