Como reinventar-se no Mundo Digital?

Publicado em

As Transições em Curso!

A transição planetária se observa acelerada em diversos aspectos e aqui prefiro ressaltar as mais nítidas, cujos efeitos já nos deparamos fortemente no cotidiano: Mudanças Climáticas, Mudanças Sociais, Mudanças Tecnológicas.

Por que será que Davos, através do Fórum Econômico Mundial vem pautando a Agenda ESG (da sigla em inglês: Enviromental(ambiental), Social(social) and Governance(governança, transparência, complliance)? Justamente porque os controladores do mundo já entenderam que o Plano de morar em Marte, na Lua ou em algum outro lugar do espaço profundo ainda demora um pouquinho.

A velocidade da degeneração planetária com a escassez dos recursos naturais, somada ao crescimento vertiginoso da população mundial (segundo a ONU seremos 9 bilhões de habitantes em 2050) e uma acelerada insatisfação global com os aspectos exploratórios do capitalismo (concentrações de renda galopante onde 1% detém 50% das riquezas globais, inclusive com piora deste quadro no período da pandemia), fez com que o Secretário Geral da ONU , Antônio Guterres, na abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas em Setembro, alertasse para o que chamou de: “Soar o alarme”, “beira do abismo”, “mundo dividido”, “risco global com aumento das desigualdades e crises climáticas”, “risco de guerras”. “Desconfiança e Polarização’, Direitos Humanos e Ciência sob ataques”, “Eventos extremos, código vermelho para a humanidade”.

Ao mesmo tempo que nos deparamos com este cenário, observamos o papel da tecnologia na aceleração humana rumo a uma transição profunda de valores e crenças, na reinvenção econômica, na forma de aprender, trabalhar, viver, relacionar, se cuidar e de se entreter. A Pandemia aliás, acelerou tudo, de Telemedicina ao Teletrabalho, passando pela Teleeducação, Teleentretenimento, entre outros.

As tecnologias estão inerentes em todos os 3 segmentos do ESG, acelerando a urgência de políticas públicas e o comprometimento das empresas e corporações privadas com a efetiva observação de suas melhores práticas. Elas também apontam novas possibilidades, por viabilizarem iniciativas incríveis da economia colaborativa, criativa, compartilhada e colaborativa que ao meu ver representam boa parte da solução para um Futuro Sustentável e mais Igualitário. Neste caso chamo a atenção para os novos paradigmas da Web 3, como: Descentralização Financeira (Defi), Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), Metaverso etc. Uma internet não centralizada nas mãos dos Colonizadores Digitais atuais, além de ampliar profundamente o poder de cada um de nós usuários, preservando nossas privacidades, também reinventa o Capitalismo na medida em que consumidores poderão tornar-se parte do próprio negócio das empresas de quem mais consomem, enquanto investidores ou até mesmo controladores destes negócios. É o fenômeno da Tokenização da Economia que detalharei em um futuro artigo por aqui.

Transição Energética 

A Transformação da matriz energética mundial por exemplo, ganhou celeridade do carbono para fontes renováveis na medida em que o conflito Rússia x Ucrânia demonstra que a Paz Mumdial sofre ameaça de uma instabilidade perigosa e o pano de fundo mais uma vez é a velha forma de exploração, produção e distribuição de energia baseada em petróleo. Putim sabe que todo avanço genético, aeroespacial etc dos tempos atuais é inútil diante de seu poder de fechar ou reduzir sensivelmente o fornecimento de gás para os países europeus. A dependência será cada vez menor mas hoje ela é muito grande. Aceleram-se as pesquisas e o desenvolvimento de diversas soluções baseadas em energias renováveis (sol, vento, marés etc). È o caso do hidrogênio verde no curto prazo e da fusão nuclear ainda no longo prazo. O domínio das novas fontes de energia fazem parte da competição pela hegemonia do poder global.

Nova Ordem Financeira Mundial (Tecnologia Blockchain em destaque)

A sigla CBDC (Central Bank Digital Currency) ou Moeda Digital Emitida por Banco Central, é uma versão virtual da moeda emitida por um país. Com o advento das criptomoedas, os países sentiram a necessidade de regulamentar o funcionamento deste mercado e também de atualizar seus mecanismos de controle sobre os fluxos de comercialização de serviços, produtos e ativos digitais. A China saiu na frente e em 2021, colocou em operação, o “Yuan Digital” (nome da moeda chinesa na versão digital). O Brasil se prepara desde 2021 para o “Real Digital” ainda sem data para circular. Da mesma forma está em curso o “Dólar Digital”, o “Euro Digital” etc. 60 países estão na corrida pela criação das suas próprias moedas digitais, segundo o Central Bank Digital Currency. Mais do que um “Pix Global”, os financiamentos, as reservas cambiais, as regras sobre transferências e transações financeiras, serão consideravelmente impactadas, com chances de tornar mais equilibrada a cesta de moedas globais há décadas controladas pelo “dólar” e pelo “euro”. Não sejamos ingênuos pois trata-se também de um importante movimento no Tabuleiro do Xadrez Global, na disputa pela hegemonia de poder, deixando EUA e Europa em xeque.

Renda Mínima Universal

São famosos e antigos os discursos do ex Senador Eduardo Suplicy(PT), sobre a urgência no estabelecimento de uma renda mínima para populações com renda abaixo do mínimo necessário para suas sobrevivências. Apesar de tão criticado, o fato é que o Fórum Econômico Social aponta para esta mesma necessidade em âmbito global, a chamada “Renda Mínima Universal”. Afinal, diante da imensa automação das linhas de produção aos escritórios, pela manufatura aditiva 4.0 e pela Inteligência Artificial, como ficarão os empregos? Está por tráz desta aparente benevolência (Renda Mínima Universal) por parte do centro nervoso do capitalismo, um medo enorme de “Convulsões e Insurgências Sociais” pois seus discursos de “meritocracia”, não são mais suficientes para justificar o alto grau de exploração humana e o crescimento no número de bilionários na mesma proporção em que cresce o número de miseráveis. Segundo a ONG Oxfam, desde o surgimento da Pandemia em 2020, surgiram 573 novos Bilionários, diante do recorde de 263 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza.

E você, diante de tantas transformações, como se posiciona? De que maneira espera contribuir para um dos momentos mais incríveis da humanidade?

Autoconhecimento, Espiritualidade e Voluntariado

A Coragem para mudar, exige humildade para se descontruir! Pessoalmente, tenho vivenciado com muita alegria o meu processo de reinvenção de uns 5 anos para cá! Isso inclui revisitar crenças, conceitos, valores, memórias e muito foco naquilo que defino como: “Razão de Ser nesta Dimensão Projetada”. Qual tem sido a minha entrega? O que aprender? O que mudar para que o o meu Propósito beneficie cada vez mais pessoas? Como posso ser útil independente do cenário exterior?

Curiosamente, quando entendi este Foco Essencial e a prioridade de aplicar a régua da medição com base no Servir ao invés de como me bebeficiaria ou que vantagens poderia apurar! Os resultados, inclusive materiais, se manifestaram em abundância ainda maior! Gratidão!

Está certo que a apreensão em um período de fortes transformações é inevitável. Porém, o medo do porvir e a ansiedade exagerada pode sabotar as chances de sucesso. Mudar por mudar, se atualizar para estar na moda ou para garantir emprego, ascensão na carreira, reconhecimento, sucesso empresarial etc não garante a Felicidade Perene! Para sentir-se seguro diante de mudanças exteriores é preciso centralizar-se interiormente. Ou seja, mais do que garantir um futuro profissional é preciso estudar, aprimorar-se, ampliar os conhecimentos para cumprir da melhor maneira possível nosso papel, diante da Vida! Qual papel? Aquele que seu Impulso de Ser latente vibra e faz seus olhinhos brilharem quando se conecta com ele!

O pensamento da escassez ou da competição que teme não ter ou perder espaço para alguém que acumula mais que Você ou perder aquilo que se conquistou, gera sofrimentos pois advém do ego!

Saia deste parâmetro do Ter e permita-se uma Jornada de enlevo, compaixão, voluntariado, solidariedade e tudo isso com muita determinação, empreendedorismo, conhecimento e ojetividade, por que não? Eis a Jornada do Ser!

Na linguagem empresarial, gosto muito do conceito da “autoobsolecência” pois me coloca na condição natural de busca por atualização(leituras, cursos, palestras etc), sobre temas diversos e por vezes distintos das minhas áreas de atuação.

Gosto também da Buzzword: “Life Long Learning”. Refere-se ao eterno aprendizado, ao aprendizado ativo, contínuo. Para tanto é preciso alcançar o estado de Consciência do Servir e colocar-se nesta direção. Afinal, aprender para quê? Para quem?

Alguns movimentos pessoais que realizei e hoje me fazem transbordar de felicidade:

*Voltei a estudar e tornei-me aluno da Academia Nova Acrópole de Filosofia. Quanto aprendizado, recomendo muito! https://nova-acropole.org.br

*Juntamente com alguns amigos, retomamos as maravilhosas reuniões presenciais do Mogauma(Movimento Global de Autoconhecimento e Mútua-Ajuda). Quantos Mestres e Palestras incríveis! www.mogauma.com.br 

*Motivado por líderes incríveis, retomamos as atividades do Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social; Quanta disrupção a caminho! www.illuminante.org.br

*Lancei meu Livro: “Entre o Ser e o Ter: onde está o Amor?. Quanto carinho dos leitores! https://lnkd.in/dE9bM79C

*Assumi a Presidência do Conselho Curador da Fundação Assis Chateaubriand ligada ao Grupo Diários e Associados; Aprendendo muito com o “Projeto Todas Elas”, dedicado à Mulheres de Baixa Renda, por exemplo! www.facbrasil.org.brhttp://www.facbrasil.org.br

*Sou o mais novo Voluntário da Cruz Vermelha Brasileira, no cargo de Secretário Nacional de Articulação. Um novo mundo, apaixonante relacionado a ajuda humanitária se discortina diante de mim! www.cruzvermelha.org.br

Ei, mas dá tempo de ser empresário, atingir metas e objetivos nos negócios, conciliar com a família etc?

Os Taoístas têm muito a ensinar sobre Flow, sobre a Provisão Infinita do Universo, etc mas embora ainda precise aprofundar muito sobre este elevado padrão de sintonia, parece que já posso dar testemunho de que funciona. Afinal, algumas das máximas bíblicas que aprendi na tenra idade parecem fazer cada dia mais sentido na minha Vida: “Lança o seu pão sobre as àguas porque depois de muitos dias o acharás”; ou ainda:  “Buscas em primeiro o Reino de Deus e sua Justiça e todas outras coisas vos serão acrescentadas”!

Que Assim Seja, Oxalá, Amém, tanto no Analógico, quanto no Digital!

Namastech!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*