O Passado e o Futuro Bilionário da Voz!

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Antepassado da Siri e da Alexa!

O Ano é de 1853, Édouard-Léon Scott de Martinville, um editor de manuscritos e tipógrafo, francês, entusiasmado com os avanços da fotografia que eternizavam as percepções de um dos órgãos sensoriais, a Visão, sonhou que seria incrível se da mesma forma, fosse possível tornar eterna a audição. Sim, como “fotografar” as palavras? como ouvir, registrar os sons, as ideias, as expressões originais das pessoas e transformá-los em textos, sem interferências? Scott, foi tomado pelo desejo de transcrever sons humanos de forma fidedigna. Estudando desenhos do sistema auditivo, decidiu reproduzir seu funcionamento através de uma “engenhoca” por ele fabricada. O dispositivo mecânico utilizava uma membrana elástica para imitar o funcionamento do “tímpano” e diversas alavancas representando o “ossículo”, tudo isso conectado a uma caneta que se movia como prensa em uma superfície de papel, madeira ou vidro coberta de “negro-de-fumo (alcatrão). A Academia Francesa, recebeu seu Projeto e três meses depois concedeu-lhe a Patente do Fonoautógrafo, exatamente no dia 25 de março de 1857, sob o nº 17.897 / 31.470.


Pode-se afirmar que entre as primeiras conversões de voz em texto, encontra-se o fonautograma de Scott contendo as primeiras linhas do drama pastoral Aminta , de Torquato Tasso , em italiano.
A descoberta desta história incrível, deve-se ao historiador de áudio, o americano Patrick Feaster e seu colega de Paris, David Giovannoni e aconteceu em 2008. Eles não apenas descortinaram este acontecimento, como reproduziram o som dos primeiros registros datados de 1857 a 1860, revelando ao mundo as primeiras gravações de vozes e também de música, como “Au clair de la lune” considerada agora, a primeira gravação conhecida de fala humana inteligível.
Os pesquisadores geraram um reviravolta histórica pois os registros do Fonoautógrafo antecedem em 28 anos a invenção do Fonógrafo de Thomas Alva Edison, até então considerado o primeiro a gravar e a reproduzir a voz humana, ou seja, com 120 anos de atraso, o pedido de Scott aos seus familiares, que não tiveram dinheiro para lhe assegurar sequer uma lápide, de não deixassem sua invenção cair no esquecimento, finalmente foi atendido!
Em 2015, a Unesco, o braço da ONU para educação, inscreveu em seu Registro da Memória do Mundo “As primeiras gravações da humanidade de sua própria voz: os fonautogramas de Édouard-Léon Scott de Martinville.

A Voz transmitida à distância – O Surgimento do Telefone!
Meu Deus, isto fala! Esta célebre frase de nosso Dom Pedro II, representou a visibilidade e o financiamento que o professor para surdos e inventor do Telefone, Graham Bell precisava! O episódio ocorreu em Maio de 1876, quando o Imperador, em visita a Exposição Internacional comemorativa do centenário da independência americana, na Filadélfia tomou um susto ao ouvir a voz do inventor através de um receptor encostado em seu ouvido, conectado a um emissor na outra ponta onde Graham Bell cumprimentou Sua Majestade!
A Voz pelas ondas do rádio
Em determinados horários, especialmente pela manhã, estima-se que este veículo de comunicação alcance quase o dobro da audiência das emissoras de televisão no Brasil. Mais curioso é saber que Nicola Tesla mereceu o justo reconhecimento de “inventor da radio”, título
que sempre foi dado ao italiano Guglielmo Marconi por suas transmissões do som através de ondas, no final do século XIX. A Suprema Corte dos Estados Unidos restituiu o mérito para Tesla, com base na confirmação de que Marconi utilizou 19 de suas patentes.

A Voz do Mercado Fonográfico é Digital
O tocador de MP3 da Apple em 2001 e as perdas bilionárias com a pirataria de CDs e DVDs, gerou uma transformação profunda no mercado mundial da música que sempre congregou uma imensa cadeia de profissionais, para além de cantores e músicos. Muitas foram as tentativas das gravadoras de se reinventarem, mas foram poucas as que se adaptaram no competitivo mundo do Streaming. Fato é que as Plataformas Digitais fizeram o “business” trocar de mãos e hoje Spotfy, Warner Music e Apple Music, por exemplo, concentram grande parte do faturamento global. Para se ter ideia, em 2019, apenas nos EUA, a venda de músicas, cresceu 18% em relação ao ano anterior (lembrando que com a pandemia em 2020, os números devem ter saltado ainda mais), alcançando a soma de US$ 11,1 bilhões. Estima-se que 27% deste valor concentre-se na mão das 3 Plataformas mencionadas, que tiveram um aumento significativo no número de assinantes, de 46,9 milhões em 2018 para 60,4 milhões em 2019.

Podcasts – Vozes e mais Vozes
Adam Curry, o pai do conceito de Podcast é um ex VJ da MTV. Pod é a abreviatura para “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), retirada do conceito de iPod. Este mercado da voz, segundo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), ostenta mais de 2 mil programas ativos no país. 40% da população de internet do Brasil (50 milhões de brasileiros), já ouviu podcasts, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência. Segundo a Spotfy, o Brasil é considerado o país do Podcast, ficando atrás apenas dos EUA.


Audio-Books
Uma pesquisa do jornal Valor Econômico de 2019 indica o perfil dos consumidores de audiolivros no Brasil. A maioria é constituído por mulheres (56,7%) e está na faixa etária compreendida entre 25 e 34 anos de idade. Eles utilizam predominantemente o celular (72,4%) para ouvirem as obras literárias e 26,36% preferem o notebook ou desktop (56,7%). 17,47% destes utilizadores estão concentrados no Estado de São Paulo.
Segundo a Audio Publishers Association, os EUA, em 2019, os Audio Books representaram 6,5% do faturamento das editoras. Em 2018, mais da metade dos americanos com idade superior a 12 anos, já tinham “escutado um livro”. No Reino Unido, a Nielsen BookScan indicou um crescimento superior a 13% naquele mesmo ano.
Ainda em 2019, o faturamento mundial com áudio-livros atingiu US$ 2,67 bilhões, devendo chegar a US$ 13,45 bilhões até 2027.

ClubHouse
Imagine você acessar uma Rede Social e se deparar ao vivo com a participação de artistas que você admira muito! A novidade do momento é o aplicativo: “ClubHouse”, focado exclusivamente em áudio. Seus criadores, Rohan Seth e Paul Davison, disseram em nota pública: “O Clubhouse foi criado com o objetivo de “construir uma experiência social que parecesse mais humana — onde, em vez de postar, você pudesse se reunir com outras pessoas e conversar”. Parece que é uma mistura do arcaico “Disk Amizade”, com os não menos arcaicos “Chats de Bate-Papo”, permite o participante aderir a uma conversa numa sala temática e ter a possibilidade de trocar ideias com os organizadores e seus convidados ilustres. Figuras como Elon Musk, Boninho, Ashton Kutcher, Anita e muitos outros já foram entrevistados e cada dia mais celebridades se apresentam nestes ambientes de conversas informais. O App ainda restrito aos usuários do Iphone (IOS), que rapidamente atingiu o número de 2 milhões de pessoas. No Brasil, desde Fevereiro deste ano, o app foi baixado mais de 94 mil vezes. Por aqui, a previsão é que no mês de Maio será possível acessar através do sistema operacional Android também.

A Biometria da Voz
Os avançados sistemas de reconhecimento de voz da atualidade, permitem a composição de textos, a geração de legendas em diferentes idiomas para vídeos publicados na internet, transcrevem na forma de texto, diálogos e narrativas. Assim como os sistemas de reconhecimento facial permitem que você se marque numa foto publicada na internet, por eles identificada, o processo de aprendizagem de máquina (machine learning) está evoluindo rapidamente e já conseguem identificar “marcadores” que identificam a sua voz, mesmo numa conversa com várias pessoas a falarem simultaneamente.
Com a explosão do mercado de IOTs (internet das coisas), viabilizado com a entrada da tecnologia 5G em operação, um universo imenso de possibilidades se abre para que sensores e sistemas sejam automaticamente interconectados e trabalhem a interoperabilidade pela via do comando de voz, por exemplo. Chamar e dar a partida na viagem em carros autônomos, fazer funcionar eletrodomésticos, acessos de segurança física, Bots de voz para pesquisas de informações na internet, autorizações de pagamentos etc inauguram um novo Mundo da Voz!

O mercado das assistentes virtuais, como a Siri da Apple, Alexa, da Amazon e Google Now, da Google, na medida que a Inteligência Artificial e a utilização de Robôs Domésticos avançam, crescerão exponencialmente o faturamento de suas controladoras. No comércio eletrônico já se estima que os varejistas sem os recursos e facilidades assegurados pelo comando de voz, insistirão num modelo de comercialização textual e de toques de telas já ultrapassados e pouco seguros quando comparados com as possíveis proteções e segurança digital proporcionados pela biometria da voz, perdendo volumes consideráveis de receitas.

Sua Voz será tão valiosa que para não haver dúvidas de que você a utilizará cada vez mais, uma revolução está em curso na comunicação humana. O Skype por exemplo, há algum tempo já oferece a possibilidade de você fazer suas conferências com falantes de diversas línguas, sem precisar de intérpretes. Cada um fala em seu idioma de origem, é compreendido e também compreende, graças a um sistema automático de tradução. Anúncios de “devices” com esta mesma finalidade já são amplamente divulgados, com destaque para o Google Ear Phone que promete a tradução em mais de 40 idiomas.
Num mundo cada vez mais intuitivo dos algoritimos, a regra geral na bilionária corrida da voz será vencida por aqueles que tiverem maior assertividade tecnológica em te ouvir, interpretar suas necessidades e atenderem suas expectativas. Se a sua interatividade digital, dentro e fora da internet se basear no comando de voz, naturalmente que estes “Dados” serão preciosos e muito bem garimpados por aqueles que controlarem as Plataformas, fique atento! Todo jogo de Sedução para te conhecer melhor que você mesmo será válido, incluindo uma Inteligência Artificial masculina ou feminina, capaz de te fazer se apaixonar por Ela. A Samantha do Filme: “Her” é um ótimo exemplo. Trailler Oficial do filme Her: www.youtube.com/watch?v=hX09Kz7BAlU

Num mundo Disruptivo, todo avanço tecnológico só se justifica se de fato, nossa Voz for verdadeiramente escutada e isso não se resume aos interesses de quem no enxerga como máquinas de consumo, mas pelo direito que temos de ser protagonistas de nosso próprio destino. Lembre-se disto!

Namastê!

 

 

 

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