Veterinários a um clique de distância

Publicado em Sem categoria

Aplicativo de Brasília funciona como o Uber: o tutor que precisa de atendimento em domicílio para o pet insere o endereço e pode escolher entre vários veterinários disponíveis na região. Assim, ele não tem de se deslocar até uma clínica. Todas as informações médicas do animal ficam gravadas no cadastro

IMG_4613

Já aconteceu com todo mundo: no meio da noite, o cachorro passa mal e, para não estressá-lo, o tutor não quer colocá-lo no carro e dirigir até o hospital mais próximo. Mais comum ainda é quando o paciente é um gatinho, animal que detesta sair do ambiente doméstico, ainda mais, doente. Há, também, muitos casos de pessoas que não têm carro e, seja em situações de emergência, para consultas de rotina ou aplicação de vacinas, têm grande dificuldade de transportar o pet até a clínica.

Como veterinária, Raquel Prater conhece bem essas situações. Então, ela teve uma ideia: por que não lançar um aplicativo que cadastre médicos veterinários dispostos a fazer atendimentos em casa, 24 horas por dia, sete dias por semana? Assim, nasceu o app candango Vet’s Go!, que já está disponível para os sistemas operacionais iOS Android. Por enquanto, a rede de atendimento é apenas do Distrito Federal, mas os planos de Raquel incluem expandi-lo para resto do país e até para o exterior.

“É uma ferramenta muito versátil, que resolve esse problema de transporte para os proprietários, e, para os veterinários, é muito bom porque os insere no mercado”, conta a idealizadora do aplicativo. O Vet’s Go! funciona como o Uber: o usuário insere o endereço e o app lista os veterinários disponíveis mais próximos. O tutor consegue visualizar as credenciais do profissional e as avaliações anteriores. Se não gostar, basta escolher outro. É possível trocar mensagens, inclusive áudios, com o veterinário, para explicar a situação do animal, antes que ele chegue para o atendimento.

Raquel Prater: planos de levar o aplicativo para o resto do mundo Crédito: Arquivo Pessoal
Raquel Prater: planos de levar o aplicativo para o resto do mundo Crédito: Arquivo Pessoal

Outro diferencial do aplicativo é o prontuário do pet. Todas as informações, inclusive o cartão de vacina e os resultados de exames, ficam armazenados no cadastro do animal. E, assim como nos apps de transporte, no Vet’s Go!, o usuário faz avaliação do atendimento. “Quem for mal avaliado é desligado”, conta Raquel Prater.

Em breve, a veterinária pretende agregar mais serviços ao aplicativo. Por exemplo, incluir opções de entregas de pet shop em casa, hospedagem, medicamentos, agility, fisioterapia e estabelecimentos pet friendly. “Queremos ser referência no âmbito pet”, afirma. “E a cada 100 atendimentos feitos por intermédio do Vet’s Go!, damos um atendimento gratuito para uma organização não-governamental de confiança”, conta.

Por enquanto, há 56 profissionais de todas as regiões administrativas cadastradas, número que Raquel Prater pretende expandir em breve. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e na Google Play.