Os adoráveis vira-latas

Publicado em Sem categoria

Ignorados nas ruas e, muitas vezes, vítimas de maus-tratos, eles são excelente companheiros,e merecem todo o amor dos mundo

11/04/2017 Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Mais Bichos. Vantagens de ter um vira lata. Karoline Miranda.
Karoline com parte da matilha: todos adotados. Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press

 

POR ANDR303É BAIOFF, DA REVISTA DO CORREIO*

Os cães são maravilhosas companhias: carinhosos, amorosos e fiéis. Mas alguns acabam estigmatizados por não serem comercializados e por não terem uma raça definida. São os SRD, ou, popularmente, vira-latas. Normalmente, eles passam despercebido nas ruas. Saem revirando lixo em busca de comida — daí o nome popular. Muitos são vítimas de maus-tratos e, por isso, se tornam agressivos, ariscos ou arredios à presença de humanos. Segundo a médica veterinária Natássia Miranda de Oliveira,  a situação dos gatos é ainda pior. “Infelizmente, existe um preconceito contra eles, extremamente desnecessário. As pessoas atropelam de propósito, envenenam, chutam, agridem, evitam dar comida, entre outras barbaridades. Um gato pode ser tão companheiro quanto um cão”, diz.

Contudo, essa situação está mudando. Graças aos protetores de animais e às Ongs que fazem campanhas de adoção, muitos gatos e cães vira-latas são recolhidos das ruas, recebem tratamento e são encaminhados para lares onde podem ser amados e bem cuidados.

O adestrador de cães André Barbosa explica que, mesmo que o animal tenha um histórico de maus-tratos, não há cão difícil de adestrar. Para ele, o que precisa ser feito é estabelecer regras e limites. Algumas vezes, um cão fica confuso porque sua família não se organiza: a mãe diz uma coisa, o pai outra, e a família toda se confunde. Estabelecer limites e oferecer carinhos devem sempre andar juntos”, orienta.

2017. Crédito: Arquivo Pessoal. Vantagens de um vira-lata. Bruno de Oliveira.
Bruno de Oliveira com Vick: melhores amigos

O músico Bruno de Oliveira, 25 anos, conta que, há mais ou menos um ano, decidiu ter um cachorro. Mas, inicialmente, quis comprar um de raça. Durante a pesquisa, se emocionou com a história de uma mulher que resgatou uma cadela prenha que vivia na rua e a levou para sua casa até que desse à luz os filhotes. Quando Bruno viu as fotos dos “bebês” nas redes sociais, se apaixonou por um filhotinho macho. Ao chegar no local para buscar o novo companheiro, uma surpresa: se encantou com uma bebezinha tímida e dengosa que estava lá. “Sem dúvida nenhuma, ela quem me escolheu. E, desde então, foi a melhor coisa que me aconteceu”, conta, emocionado.

Desde então, Vick dorme com ele na cama, é super brincalhona e ativa. “Ela nãose  cansa nunca, adora passear, brincar e quer ficar ao meu lado o tempo todo”, conta. Bruno diz que a cadela nunca ficou doente, mas que se preocupa em tomar os cuidados que, para ele, todos os tutores de animais devem ter. “A vacinação e o controle de pulgas e carrapatos é essencial para a saúde de qualquer cão. Além de levar regularmente em consultório veterinário”, continua.

A paixão por vira-latas é algo contagiante. A publicitária Karoline Miranda, 23 anos, é uma das pessoas que são loucas por eles. Em sua casa há seis: Duda, Chiara, Ozzy, Akira, Frida e Gambá. “Ozzy e Akira foram adotados por meio de parentes que estavam doando filhotes. Um tempo depois, a Akira ficou prenha e acabamos ficando com dois dos filhotes. Chiara eu ganhei de uma amiga, como presente de aniversário. Duda foi adotada na vizinhança, me lembro que um belo dia cheguei em casa e lá estava aquele filhote fofo”, relata.

Tanto Bruno quanto Karoline aconselham adotar animais, em vez de comprar. Para Bruno, o mais importante antes de adotar é ter responsabilidade, e a consciência de que o animal estará ao seu lado durante um bom tempo. “Se você tem condições e responsabilidade para adotar uma vida, tendo consciência de que o animal estará ao seu lado por mais ou menos 13 anos, e que nunca vai abandoná-lo, eu dou o maior apoio. O cão nos torna pessoas melhores”, finaliza.