Machos também têm câncer de mama

Publicado em Sem categoria

 

Crédito: Divulgação

O câncer de mama – ao contrário do que muita gente pensa – não afeta apenas humanos. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), essa enfermidade ocorre em aproximadamente 45% a 50% das cadelas e em cerca de 30% das gatas. E com um agravante: 20% dos diagnósticos são realizados em estágios avançados. A médica-veterinária e analista de marketing da Pearson Saúde Animal, Suzana Melo, complementa que, “apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir os machos. Por essa razão, é importante reforçar que a prevenção inclui os pets de ambos os sexos.”

Assim como as fêmeas, os cães e gatos também produzem hormônios, como estrógeno e progesterona, mesmo que em menor quantidade. “A forma de identificar possíveis tumores mamários é a mesma em ambos. O exame de toque pode encontrar caroços na região das mamas. Além disso, algumas mudanças de comportamento podem indicar presença da doença. A falta de apetite e secreções incomuns também ocorrem em animais com câncer”, esclarece a veterinária.

Um estudo realizado em 2018 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou que a expectativa de vida dos cachorros dobrou nos últimos 30 anos: raças pequenas podem chegar com mais facilidade aos 18 anos e as de grande porte normalmente superam 13 anos de vida.” Apesar dessa boa notícia, esses anos a mais acarretam maiores desafios para os veterinários , como o câncer de mama. Porém, também evidenciam a evolução da medicina diagnóstica e dos tratamentos veterinários disponibilizados aos pets”, ressalta Suzana Melo.

Mesmo após diagnósticos de câncer, é possível que o processo de tratamento seja feito sem afetar de forma brusca o bem-estar animal. A utilização de suplementos pode auxiliar os animais de estimação nesse momento. Porém, apenas deve ser ministrado com indicação médica. “Todo e qualquer uso deve ser previamente discutido com um médico-veterinário”, recomenda Suzana.