Bigode pode explicar dificuldade de gato se alimentar

Publicado em Sem categoria

 

Seu gato faz manha para comer e, muitas vezes, fica estressado com a ração? O motivo pode estar nos bigodes

O gato Zezé só come longe do irmão, e dispensa o potinho de ração. Crédito: Arquivo Pessoal
O gato Zezé só come longe do irmão, e dispensa o potinho de ração. Crédito: Arquivo Pessoal

 

A hora da refeição nem sempre é o momento mais agradável na vida de um gato. Às vezes, eles têm o hábito de comer a ração que está no meio da tigela e deixar a borda cheia de grãos e, ainda assim, reclamam que está sem comida.

Outra situação é quando eles começam a comer e param, voltam a comer e param novamente, levando vários minutos para se alimentar de uma porção pequena. Tem ainda alguns felinos que puxam a comida para fora do prato, fazendo sujeira por toda a volta. Há, também, aqueles que são mais obedientes, mas quando estão em frente ao prato de comida, se tornam mal humorados e bravos, especialmente com outros gatos da casa.

De acordo com o médico veterinário e gerente técnico nacional da Max Cat e, Marcello Machado, tudo isso ocorre devido ao excesso de sensibilidade nos bigodes. Os felinos se irritam quando os longos pelos encostam na borda de pratos e potes de ração. “Os bigodes dos gatos, também chamados de vibrissias, são órgãos sensoriais, receptores táteis, que são conectados aos músculos da face e ao sistema nervoso que enviam para o cérebro diversos sinais para ajudar o felino a entender o ambiente”, explica.

Quem tem gato em casa sabe bem como é isso: não importa a quantidade de ração que você coloca no pote, ele  sempre come o meio e deixa o restante nas beiradas. E depois fica miando para repor a ração, como se o prato estivesse vazio. Também pode acontecer do gato jogar a ração para fora do prato antes de comer.

O gatinho Zezé, 3 anos, faz manha para comer, a ponto de a tutora, Fernanda Aléssio, ter de se fechar com ele em um cômodo, para que coma. Ainda assim, ele faz isso bem lentamente. Desde que o felino caçula da família chegou, Zezé se recusa a ingerir a ração, a não ser que esteja longe do irmão. Também não come no pote: é preciso jogar a comida no chão, pouco a pouco, para que ele se alimente. O gato chegou a emagrecer bastante, fez exames e nada foi detectado. Hoje, respeitando o estilo de Zezé de almoçar e jantar, Fernanda conseguiu fazer com que ele ganhasse peso.

“Pode parecer frescura ou que o gato está sem fome, mas o motivo é pode ser a ‘Fadiga dos Bigodes’, que confunde as informações que enviam ao cérebro sobre o ambiente em que se encontram”, conta Machado.

Outro motivo pelos quais os gatos não comem a ração na beirada do prato é basicamente uma questão de geometria: gatos têm focinhos que dificultam que eles alcancem a beirada do comedouro tradicional. Quando tentam pegar a ração dos cantos, eles batem o focinho sensível na borda e precisam girar a cabeça e puxar os grãos com a língua.

Marcello explica que os bigodes também são capazes de detectar a menor mudança de direção do vento, ou ondas de som e vibrações. “Por isso, é importante encontrar uma melhor forma de alimentá-lo, como um pote adequado, e não o estressar. Caso ainda persista a dificuldade da alimentação, é importante procurar um veterinário”, finaliza.