É possível contribuir para um dia a dia auditivo amigável aos pets?

Publicado em Sem categoria
Crédito: DogPhone/Reprodução

Por Pedro Mancini*

O som é um elemento essencial na vida dos animais, assim como para os humanos. Na verdade, a audição é um dos sentidos mais importantes dos nossos amigos de quatro patas. Para eles, cada som tem um significado e pode afetar seu estado emocional e físico. Sons altos e constantes podem causar ansiedade, estresse e até mesmo problemas de saúde, como a perda da capacidade auditiva. É por isso que a criação de um ambiente sonoro agradável é tão importante para o bem-estar dos animais de estimação.

Quando pensamos em tornar nossos lares mais agradáveis para nossos cachorros ou gatinhos, é fácil pensar em conforto, segurança e entretenimento. No entanto, um aspecto muitas vezes negligenciado é o impacto que o som pode ter no bem-estar dos animais de estimação. Os pets são extremamente sensíveis aos sons do ambiente ao redor, e o barulho contínuo pode causar ansiedade, estresse e até mesmo problemas de saúde. E com os dias barulhentos inevitáveis, devido à vivência nas cidades, é natural que os tutores se perguntem: é possível minimizar o impacto da poluição sonora e contribuir para uma rotina mais saudável para os pets?

Práticas saudáveis fazem a diferença!

Assim como para os seres humanos, praticar hábitos saudáveis também pode fazer uma grande diferença na saúde auditiva e emocional dos pets. Ter uma rotina equilibrada de exercícios físicos e alimentação balanceada é tão relevante quanto proteger a saúde auditiva dos animais. A adoção de práticas saudáveis contribui significativamente para a qualidade de vida do animal, mantendo-o feliz e saudável por muitos anos.

Pequenas mudanças no som ambiente da casa, como reduzir o volume da TV ou da música durante a noite – quando o bichinho está descansando -, evitar fogos de artifício ou tempestades de trovões, e até mesmo criar espaços de silêncio para descanso podem ajudar a tornar a vida dos pets mais tranquila e feliz. É necessário, também, evitar a utilização de aparelhos eletrônicos barulhentos, como o aspirador de pó, perto de animais domésticos, uma vez que os sons produzidos por esse tipo de equipamento causam estresse e desconforto nos bichinhos.

E o que fazer quando não se há controle sobre o alto barulho?

Em casos extremos de poluição sonora, como durante uma queima de fogos de artifício no ano novo ou durante uma tempestade assustadora, uma das medidas mais eficazes é procurar manter o ambiente do animal o mais silencioso possível. Neste caso, investir em protetores auriculares é uma opção vantajosa, pois eles são usados em situações de maior exposição a sons altos, garantindo conforto e tranquilidade – tanto para o pet, quanto para o tutor. Utilizar materiais acústicos na construção da casa ou apartamento, por exemplo, também ajuda a reduzir a transmissão de ruídos externos.

Para concluir, reforço que garantir um ambiente auditivo mais amigável para os pets é uma questão de empatia e cuidado. Ao implementar pequenas mudanças, como diminuir o volume de aparelhos eletrônicos e investir em materiais acústicos para reduzir o ruído, podemos melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos nossos animais de estimação. Além disso, ao compreender a importância do bem-estar auditivo para os pets, estamos contribuindo para um mundo mais inclusivo e gentil, onde todas as criaturas podem desfrutar de um ambiente acolhedor e seguro.

Portanto, respondendo à pergunta que dá nome ao artigo, sim, é possível criar uma rotina mais amigável para nossos pets, e isso só fortalece, ainda mais, o vínculo entre humanos e animais.

*Pedro Mancini é CEO da DogPhones, startup que utiliza a tecnologia para desenvolver fones de ouvido para pets. Médico veterinário pela Universidade de Marília, é mestre em oftalmologia pela USP.