Doença do verme do coração: saiba como evitar

Publicado em Sem categoria

Transmitida por mosquitos, doença pode até matar. Praias e regiões com muita mata têm incidência maior dos vetores; por isso, a vermifugação em dia é muito importante antes de planejar férias com o pet

Saúde Pet: Imagem mostra cãozinho na praia
Férias na praia com segurança exige uso contínuo de vermífugo para combater doença do verme do coração 

Com a aproximação das férias, muita gente está planejando viajar com o melhor amigo. Se o destino for praia ou áreas com muita mata, é preciso ficar atento a um problema grave e de difícil diagnóstico: a doença do verme do coração. Transmitida pela picada de mosquitos infectados pelo parasita Dirofilaria immitis, a doença afeta o coração dos animais e pode levá-los a óbito se não for tratada corretamente.

“O verme se adaptou muito bem a uma variedade de diferentes vetores, o que significa que muitos mosquitos são capazes de se infectar e completar seu ciclo. Dentre eles, o pernilongo comum (Culex spp.), o mosquito-prego (Anopheles spp.) e até mesmo o Aedes aegypti são capazes de transmitir a doença”, explica Ricardo Cabral, veterinário da Virbac, empresa multinacional francesa dedicada  à saúde animal.

Por ser uma doença vetorial, de difícil diagnóstico e com sintomas discretos nas fases iniciais, a prevenção é a melhor forma de proteger os cães durante as viagens para áreas de risco. “A prevenção pode ser feita com o uso de vermífugos específicos, capazes de eliminar as microfilárias (formas larvais iniciais) do verme do coração e com repelentes que evitem a picada do mosquito”, explica Cabral.  “O vermífugo capaz de prevenir a dirofilariose é específico, testado para esse fim, ou seja, não é qualquer vermífugo que é capaz de prevenir a doença. Para prevenir, é necessário fazer uma administração mensal desse tipo de produto, na dose recomendada pelo fabricante”  diz.

 “Quanto antes iniciar com a prevenção, melhor. A indicação da AHS (American Heartworm Society) é que seja constante, desde antes de 8 semanas de vida do animal. Não é recomendável fazer a prevenção apenas quando levar o animal ao litoral, pois o risco de o tutor esquecer de aplicar a medicação é grande”, ressalta.

Sintomas e tratamento

Durante as primeiras fases da doença, até os dois meses subsequentes à infecção, o animal pode não apresentar nenhum sintoma. Depois desse período, as larvas caem na circulação sanguínea e chegam aos vasos pulmonares. Nessa fase, alguns animais podem apresentar sintomas discretos como falta de apetite, apatia e tosse.

Nos meses seguintes, caso a doença não seja tratada, os vermes crescem e migram para artérias maiores e câmaras cardíacas, onde causam lesões nos vasos e os sintomas começam a se intensificar. Tosse persistente, dificuldade em respirar, língua azulada, intolerância ao exercício, falta de ar e desmaios podem se tornar frequentes. Com vermes adultos no coração, dependendo da carga parasitária, o animal pode apresentar sinais ainda mais graves como distensão e aumento de volume abdominal e lesões em outros órgãos como rins e fígado.

Após a picada pelo mosquito contaminado, a migração do verme da pele para o coração pode ocorrer entre dois e quatro meses, instalando-se no lado direito do órgão e ocasionando lesões locais. Pode levar um total de sete a nove meses até que os vermes atinjam a idade adulta e se reproduzam, liberando novas microfilárias na circulação.

O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de sangue e outros laboratoriais. Já o tratamento consiste na aplicação de medicamentos orais ou injetáveis nos estágios menos avançados, quando os vermes ainda não estão no coração. “Nos estágios mais avançados, quando vermes adultos estão presentes nas câmaras cardíacas, sinais de doenças do coração podem se desenvolver e, nesses casos, é recomendável estabilizar o animal antes de iniciar o tratamento capaz de eliminar essas formas adultas dos vermes”, conclui Ricardo Cabral.