Cuide bem do seu velhinho!

Publicado em Sem categoria

Os pets estão vivendo cada vez mais em comparação ao passado. Segundo uma publicação da Sociedade Brasileira de Geriatria Veterinária (SBGV), a expectativa de vida de cães de porte grande, por exemplo, passou de sete para 12 anos. Alguns fatores podem promover esta maior longevidade, como uma melhor alimentação, constância nas visitas a médicos-veterinários, além do maior conforto proporcionado aos bichos.

 

A alimentação deve ser pensada para cada fase da vida, logo, também deve ser específica para quando os animais forem mais velhos. Uma das características das rações voltadas para esse segmento é a diminuição da quantidade de calorias, de forma que o cão não coma mais do que deve e, ao mesmo tempo, se mantenha saciado e nutrido, prevenindo a obesidade, já que é muito comum que os pets se locomovam menos e o metabolismo se torne mais lento ao envelhecerem

Para prevenir problemas que podem comprometer o bem-estar do pet, oferecer cuidados de saúde, atividades físicas e mentais regulares e o acompanhamento de um profissional de confiança são pontos fundamentais para que ele envelheça bem. Prevenção e diagnósticos rápidos podem, certamente, aumentar a expectativa de vida do seu cachorro.

Modificar a organização da casa pode trazer mais conforto ao seu “velhinho” de quatro patas, elevar bebedouros e comedouros, facilitar o acesso aos cômodos da casa, ter rampas, degraus baixos, podem diminuir o impacto e gerar comodidade. Oferecer atividades físicas e mentais, atenção, e sobretudo entender as limitações do pet são fatores importantíssimos para os cuidados dos pets mais velhos.

A variação de portes traz diferentes condições, isto é, um pet grande pode ser considerado idoso a partir dos cinco anos, enquanto os menores podem ser avaliados como jovens por um tempo mais prolongado. E há ainda mais fatores que podem variar a fase em que o pet se encontra, como a raça e as próprias individualidades do animal. Para entender melhor quando o pet alcança a fase idosa, podemos olhar para outros indícios, alguns deles podem ser semelhantes aos dos humanos, como pelos brancos e grisalhos; afinamento da pele; menos disposição; diminuição da audição e/ ou visão; comprometimento do olfato; problemas articulares; perda muscular; além de mudanças de comportamento em geral.

Há ainda as principais enfermidades, dentre as mais comuns em cães idosos estão a osteoartrite, que causa dor e problemas de locomoção; cânceres e tumores; comprometimento renal e cardíaco, além de alterações metabólicas capazes de causar endocrinopatias variadas.

Websérie Nossos Pets:Idosos

Pensando na necessidade de cuidados com animais na terceira idade, a Petlove lança o último episódio da websérie “Nossos Pets: Idosos”, documentário que conta com relatos de pais de pets com idade avançada e orientações emitidas por especialistas veterinários. A produção pode ser assistida gratuitamente no canal da Petlove,