Comida de verdade para o melhor amigo

Publicado em Sem categoria

Já ouviu falar em alimentação natural para pets? Essa prática está se popularizando no Brasil, graças aos benefícios à saúde integral proporcionados pelas refeições frescas, preparadas de acordo com a necessidade de cada um

Bidu, 11 anos, com a tutora: "Hoje ele é outro cachorro", comemora Patricia Crédito: Arquivo pessoal
Bidu, 11 anos, com a tutora: “Hoje ele é outro cachorro”, comemora Patricia Crédito: Fotos Matilha/Divulgação

 

Já faz algum tempo que a alimentação natural disputa com a ração industrializada a preferência dos tutores de pets. Embora ainda não esteja tão difundida no Brasil quanto é em outros países, como os Estados Unidos e a Inglaterra, a chamada AN já tem muitos adeptos no país, que preferem alimentar cães e gatos com ingredientes frescos, em cardápios individualizados. Os benefícios, segundo veterinários e zootecnistas que pesquisam o assunto, se refletem em todo o organismo do animal.

“Desde que mundo é mundo, o básico para a melhoria da saúde e bem-estar já é conhecido: é necessário sermos bem alimentados com comida de verdade. O que seria essa comida de verdade? Todo alimento que vem da natureza, ou seja, frutas, verduras, legumes, cereais, carnes, água de boa qualidade etc”, ensina a médica veterinária Ana Catarina Valle. “Hipócrates, o pai da medicina, já dizia: ‘Deixe o seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio ser o seu alimento’. Com uma alimentação natural e balanceada, nutrimos o organismo dos nossos pets da melhor forma, e o mais interessante é que não estaremos intoxicando o corpinho deles com todas as toxinas necessárias para a produção e conservação das rações”, observa.

A médica convida os tutores a lerem o rótulo das rações dos pets, onde constam substâncias como acidulantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes e palatabilizantes, entre outros.

“Todo alimento que está dentro de um saquinho, pronto para o consumo, é produto alimentício, já deixou de ser alimento. Esse alimento já passou por processamento, o que descaracterizou e adicionou certos produtos químicos, os quais interferem na integridade do alimento e são usados, basicamente, para aumentar o tempo de prateleira dos produtos”, ensina a médica veterinária.

“Claro, é bem mais fácil, prático e rápido abrir uma embalagem e colocar no pote para servir, mas lembre-se que não está nem perto de ser o melhor para o seu companheiro”, alerta Ana Catarina Valle, pós-graduada em homeopatia e acupuntura veterinária e doutoranda em biotecnologia

A servidora pública Patricia Ventura tornou-se uma entusiasta da AN desde que o maltês Bidu, 11 anos e três meses, começou a ser alimentado apenas com comida de verdade há dois anos. “Ele é outro cachorro. Eu estou muito feliz e não pretendo nunca mais mudar a alimentação dos meus cachorros. E quando posso, uso orgânicos”, conta Patricia, que também é tutora de um shitzsu.

Bidu recuperou a vitalidade a o apetite depois da AN
Bidu recuperou a vitalidade a o apetite depois da AN

Bidu estava com uma série de problemas de saúde antes da transição. “Ele vivia doente, com problemas de ouvido, de pele… Tumores no fígado, e barriga sempre dura e inchada. Roncava muito dormindo e também estava criando vários lipomas. Além disso, começou a apresentar quadro de demência e estava ficando deprimido e muito quieto”, relata Patricia. O maltês começou a fazer tratamentos da medicina veterinária integrativa, incluindo homeopatia, acupuntura e substâncias fisioquânticas. “Ele também precisava desintoxicar, então começou com a AN. O Bidu teve melhora progressiva e hoje é outro cachorro. Talvez não fosse isso, já tinha morrido”, acredita a tutora.

A melhora de Bidu foi impressionante, segundo Patricia. “Ele é outro cachorro hoje em dia. Esperto, ativo, não fica mais com a língua de fora, não ronca alto, gosta de brincar, está animado, tem apetite. Ele nem estava mais querendo comer nada, trocava a ração e daqui a pouco enjoava. Já estava tendo que misturar carne ou outro atrativo para ele comer. Depois que usei AN, ele lambe a vasilha e, se deixar, come muito mais que o recomendado diário”, diverte-se.

Preparar os alimentos frescos é trabalhoso, mas compensa, observa a médica veterinária Ana Catarina Valle. “Você terá a certeza de que é mais gostoso, na maioria dos casos mais barata ou quase o mesmo preço, e mais prazeroso de ver e saber que o seu pet está bem alimentado, bem nutrido”, afirma. Ele lembra que, para oferecer a AN ao animal, é preciso procurar um profissional habilitado, que fará a prescrição da dieta, além do acompanhamento, modificando ingredientes quando necessário, fazendo monitoramento do peso e realizando exames periódicos. “Dessa maneira, será difícil você ser pego de surpresa com alguma doença inesperada, pois está oferecendo uma alimentação de boa qualidade com um acompanhamento frequente do seu veterinário. Pense nisso”, recomenda.