Cachorrinha se arrasta, pedindo socorro

Publicado em Sem categoria

Com a pata machucada, ela procurou abrigo em um campo de elefantes da África

Foto: Amanda Stronza
Foto: Amanda Stronza

 

Da Agência ANDA

Quando Poppy era muito pequena, ela sofreu uma lesão terrível que destruiu sua espinha e deixou suas pernas traseiras inutilizáveis. É provável que ela tenha sido pisoteada por outro animal ou talvez chutada por uma pessoa sem compaixão. A cachorrinha suportou a dor da lesão por semanas, talvez até por meses, antes de se arrastar para um campo de pesquisa remoto, procurando desesperadamente por ajuda.

Amanda Stronza trabalha em um campo de pesquisa de elefantes na região de Okavango, no norte do Botsuana (África Austral) e ficou chocada quando ela e seus colegas de trabalho avistaram Poppy, entrando lentamente no acampamento.

“Ela veio rastejando – literalmente rastejando porque suas pernas traseiras estavam completamente imobilizadas em nosso campo de pesquisa. Ela era incapaz de andar, mas tinha muito amor e procurava socorro”, relata Stronza.

Foto: Amanda Stronza
Foto: Amanda Stronza

Imediatamente, Stronza e seus colegas acolheram Poppy e cuidaram dela da melhor forma que puderam. O veterinário mais próximo estava a oito horas de carro e eles a vigiaram por alguns dias até que tivessem tempo de fazer a viagem, ainda chocados pela cachorra ter sobrevivido aos ferimentos e à jornada para o acampamento.

“Nosso campo está em uma região remota, com muitos elefantes, mas também leões, hienas e outros predadores. Poppy, de alguma forma, chegou até nós, muito magra e molhada da chuva”, diz Stronza à reportagem do site The Dodo.

Depois que a cachorra lutou para finalizar o caminho, evitando predadores e mais lesões, seus salvadores sabiam que tinham que fazer o possível para auxiliá-la em sua recuperação.

Finalmente, Poppy e seus novos amigos fizeram a viagem de oito horas por estradas perigosas e depois pegaram uma balsa em um rio para chegar à clínica veterinária mais próxima.

O veterinário determinou que Poppy tinha cerca de sete meses e, eventualmente, precisaria de cirurgia para corrigir sua coluna ferida. Stronza e seus colegas de trabalho criaram uma campanha no GoFundMe para arrecadar o dinheiro necessário, enquanto Poppy continuou a crescer e ficar mais forte a cada dia.

“Ele disse que as possibilidades de ela sobreviver à cirurgia ou se recuperar depois eram ‘pequenas’. Mas ela tinha tanta vida nela e eu sabia que precisávamos honrar sua vontade de viver e a árdua luta que ela já tinha enfrentado para nos encontrar e permanecer viva. Eu não poderia concordar em induzir sua morte”, esclarece Stronza.

Após alguns dias de alimentação adequada, muita água e remédio anti-inflamatório, a condição de Poppy melhorou muito e o veterinário decidiu que seria melhor deixá-la continuar a recuperar sua força por um tempo antes de tentar a cirurgia de risco.

Poppy surpreende seus salvadores diariamente com seu progresso, incluindo sua capacidade de colocar o menor peso sobre suas pernas traseiras. Eles sabiam desde o momento em que a conheceram que ela era especial, mas nunca imaginaram o quão longe ela chegaria.

Foto: Amanda Stronza
Foto: Amanda Stronza

“Seus olhos nos puxaram imediatamente. Eles são enormes, suplicantes e brilhantes de vida. Ela tem o mais doce espírito pudemos perceber isso claramente, apesar da condição desesperada em que ela estava”, acrescenta Stronza.

Hoje, Poppy está com seus amigos em Botswana enquanto recupera sua saúde e força e, em um mês, seus salvadores irão avaliá-la para decidir o que virá adiante. Independentemente disso, eles têm grandes esperanças para Poppy, a pequena cachorra que simplesmente se recusa a desistir.

“Ela já tem tantas pessoas em todo o mundo que a amam de longe e acompanham seu progresso diariamente e estão ansiosas para ver um resultado feliz, ou seja, a adoção em uma família amorosa. Ela irá recuperar a sua capacidade de andar ou ganhará [uma cadeira de] rodas para ajudá-la. Acho que ela tem um futuro brilhante”, conclui Stronza.