Banho seguro

Publicado em Sem categoria

Na hora do banho, nada de usar shampoo e condicionador de humano no melhor amigo. Produtos específicos fazem a higienização adequada e evitam alergias e doenças dermatológicas

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Apesar da ampla oferta de produtos para o banho do pet, muita gente ainda usa shampoo e condicionador humanos em cães e gatos. Contudo, a pele e o pH dos animais é diferente, exigindo substâncias específicas para eles. A veterinária Aline Ramires Pedrosa, responsável pela Petbrilho, conversou com o blog para explicar como escolher bem o kit de higiene do melhor amigo.

 

Por que usar produtos específicos para pets na hora do banho? Que tipo de complicação eles podem ter, caso usem produtos humanos?

Os cães e gatos possuem uma pele com constituição e pH distintos da pele humana. Portanto, os produtos de higiene específicos para os pets foram desenvolvidos para respeitar estas características, além de possuírem uma formulação equilibrada e testada, que garante a limpeza e hidratação de pele e pelo, conferindo um cuidado especial à pelagem, a fim de evitar cheiro desagradável nos pelos, pelos embaraçados e, até mesmo, o surgimento de irritações na pele e alergias. Já os produtos de higiene de uso humano são mais ácidos, para atender o pH da pele humana, geralmente com formulações bem perfumadas, o que para os animaizinhos é uma grande desvantagem, uma vez que seus olfatos são muito mais sensíveis, além de possuírem componentes que não seriam bons de usar nos pets,  e podem causar um ressecamento intenso, irritações, coceira, alergias, entre outros transtornos a pele e pelo do animal.

 

Nós falamos muito em banho de cachorro, mas os gatos também vão para o chuveiro. Há produtos específicos para eles?

Sim, e em alguns casos se faz necessário o uso de produtos próprios para gatos, tendo em vista estes serem mais sensíveis que cães frente à alguns componentes presentes principalmente em produtos de higiene medicamentosos, além do fato de que, ao realizarem sua higiene diária através das lambeduras, alguns produtos sem enxague ou de efeito residual se tornarem inapropriados para uso nessa espécie.

 

O que observar na hora de comprar o produto de higienização dos pets? 

Deve-se fazer uso de produtos formulados especificamente para uso em pets, com pH diferenciado. Na hora da escolha, pode-se levar em consideração o tipo de pelagem do animal, desde a cor ao comprimento do pelo, assim como o tipo de pele – oleosa, seca, normal, sensível – buscando dentro da linha de produtos pet disponível, aqueles que atendam a demanda dessas caraterísticas mais individuais do animalzinho. Por exemplo, animais com pelos longos muitas vezes necessitam da complementação de um condicionador, a fim de desembaraçar melhor o pelo. Já animais com pelos escuros tendem a perder mais facilmente o brilho do pelo, então pode-se usar um produto específico para manter a hidratação e brilho. Já animais com pele e/ou pelo oleosos, podem se dar bem com produtos com maior poder de limpeza e adstringência.