Alimentação natural precisa de supervisão

Publicado em Sem categoria
Crédito: PxHere/Divulgação

Já pensou em trocar a ração do cão ou gato por alimentação natural? Esta é uma tendência seguida por muitos tutores em todo o mundo e, segundo pesquisas científicas, que podem ser acessadas na biografia deste guia, além de mais palatáveis, podem ser mais saudáveis que a comida industrializada. Porém, a alimentação natural preparada em casa, sem acompanhamento de um profissional (médico veterinário ou zootecnista), não consegue, sozinha, atender às necessidades nutricionais dos cães e gatos.

Alimentação natural não é sinônimo de sobras. Cada animal tem suas especificidades nutricionais, que precisam ser atendidas. Inclusive, os alimentos caseiros precisam de suplementação, que só deve ser prescrita pelo profissional.

“Uma mesma composição de dieta caseira não atende a todos os pets. Muitos tutores optam pela dieta caseira como forma de melhorar a experiência pessoal no fornecimento de um alimento, igualando-se ao que o tutor consome, ou por questionarem a utilização de alguns ingredientes como co-produtos da alimentação humana, ou por alterações de saúde. Um alimento caseiro demanda mais tempo de preparo, comparado a um alimento comercial”, ensina a veterinária Mayara Baller, executiva de vendas externas Pet/Acqua da MCassab Nutrição e Saúde Animal.

“As informações como idade, espécie, nível de atividade física, doenças associadas devem ser levadas em consideração para que um profissional capacitado possa fazer a formulação de um alimento caseiro”, continua Baller, em entrevista ao blog. “Cães e gatos têm uma necessidade nutricional diferente de humanos e possuem particularidades. Muito tutores confundem alimento caseiro com o resto da alimentação humana e isso é um perigo. Desequilíbrio entre as quantidades de ingredientes e as necessidades nutricionais podem levar a sérios problemas nutricionais, como deficiências e intoxicações.”

Segundo a médica veterinária, além de procurar o porfissional correto – veterinário ou zootecnista – para elaborar a dieta, esses especialistas são fundamentais para a escolha da suplementação. . “O uso sem indicação pode levar a intoxicação, pelo desequilíbrio no consumo das vitaminas e minerais. Os alimentos caseiros precisam de suplementação, pois os ingredientes utilizados no preparo não suprem em quantidade os nutrientes que são necessários na dieta de cães e gatos.”