Palestra de Josimar Melo no Congresso Nacional da Abrasel encanta o público

Compartilhe

Tendo como tema “Crítico viajante: as novas tendências em restaurantes”, o jornalista e crítico gastronômico da Folha de São Paulo, Josimar Melo, traçou a evolução da gastronomia no mundo a partir do surgimento do restaurante que, segundo ele, é novo na história da humanidade, pois tem apenas 250 anos, enquanto o homem já vive há 10 mil anos. A palestra foi feita nesta quinta-feira (17/8) no 29º Congresso Nacional da Abrasel, realizado no Iesb.

Em tempos idos, na França, as pessoas só comiam fora de casa quando viajavam. Foi na época da Revolução Francesa que passou a surgir corporações de produtores: queijeiros, padeiros, açougueiros e os que vendiam temperos, cada um em seu próprio local.

Para o jornalista que escreve sobre gastronomia há 30 anos e é professor do tema, a alta gastronomia surgiu nos palácios. É lá que trabalhavam os grandes chefs de cozinha, mordomos, garçons. Quando a nobreza se tornou decadente, os profissionais foram trabalhar para a burguesia, muitas vezes, nos mesmos palácios transformados em restaurantes que mais pareciam “teatros de luxo com atividade de prazer”.
Hoje, pouco sobrou disso – apontou Josimar –, ao surgir restaurantes especificamente como local de alimentação.

Depois de apontar exemplos de estabelecimentos visitados por ele na Inglaterra e no Japão, cujas características são a racionalidade, como o uso de materiais recicláveis e orgânicos, o experiente crítico destacou que o desperdício existente no Brasil pode muito bem ser evitado. Ele contou também a sua experiência no El Bodegón, o mais novo restaurante do chef Gastón Acurio, do Peru, que comanda cerca de 15 estabelecimentos. Lá, é servida “comida caseira boa e barata e as enormes porções podem ser divididas”. Acurio, um militante da causa gastronômica em seu país, é o maior responsável por Lima ter obtido o título de “capital latino-americana da gastronomia”, em detrimento de São Paulo.

Cozinha brasileira

Se no passado, o Brasil não tinha qualquer expressão no mundo, “nos últimos 15 anos a cozinha brasileira passou a ser pensada como gastronomia”, apontou o crítico, citando como desbravadores os chefs Alex Atala, Mara Salles e Helena Rizzo, todos de São Paulo. Segundo Josimar, a demanda se deu na Era Lula, quando a população alcançou economicamente um patamar mais alto e surgiu a chamada “Geração Iogurte”, que não se alimentava mais, apenas de arroz e feijão.

O grande desafio hoje em dia é a conscientização dos agentes da gastronomia. “Chefs e restaurateurs precisam deixar de lado, picuinhas, inveja e ciumeiras, e se unir em um movimento que crie mercado de bons produtos de qualidade e mais baratos.” Citou alguns exemplos como a cidade de Paris, distante 200 quilômetros do litoral, e onde bem cedinho são oferecidos peixes e frutos do mar vivos nas feiras.

“São Paulo, que está apenas a 70 quilômetros de Santos, não tem peixe do dia”, denunciou o jornalista, que também colabora na mais importante revista gastronômica do planeta, Restaurant, de Londres, responsável pelo ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo. Só a união da categoria poderá mudar o panorama da gastronomia, que é um dos aspectos de atração do turismo, concluiu.

Liana Sabo

Posts recentes

Os doces do Natal: panetones, chocolates e outras delícias para garantir antes da ceia

Com a aproximação do Natal começam os preparativos da ceia. O que levar à mesa…

11 horas atrás

I Prêmio Sabores e Saberes: Comida de Terreiro celebra a gastronomia das comunidades de matriz africana no Brasil

Ao todo, 45 expositores participam da premiação que terá o vencedor revelado em 17 de…

20 horas atrás

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

2 dias atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

2 dias atrás

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

3 dias atrás

China in Box lança nova coleção de bowls inspirada na mitologia chinesa

Itens colecionáveis têm estampas desenvolvidas por Carol Wang

4 dias atrás