Crédito: Marília Dias/Divulgação
O conteúdo será apresentado entre os dias 13 e 15 de março em plataforma digital
Fundadora do Crioula Curadoria Alimentar, a nutricionista Bruna Crioula vai compartilhar nos próximos dias o seu conhecimento sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) ancestrais em um novo curso online. Em sua terceira edição, a iniciativa terá três dias de encontros digitais: 13 e 14 de março, das 19h às 22h, e 15 de março, das 9h às 11h.
As aulas unem nutrição e identidade alimentar a partir de um mergulho sobre a história, os saberes ancestrais e a potência dos alimentos de influência africana. Elas combinam reflexões teóricas, trocas de histórias e uma oficina culinária prática, organizadas para promover a conexão entre os participantes e o reconhecimento de suas vivências.
Todo o material de apoio, com leituras, receitas, lista de ingredientes, será disponibilizado previamente, reforçando a autonomia dos participantes e permitindo que tragam suas perspectivas para a roda de aprendizagem. A interação se dá em formato de diálogo horizontal, valorizando as contribuições individuais como parte essencial do processo comunitário.
Ao todo, serão quatro módulos e um módulo extra que abordam os seguintes temas: Comida é memória e resistência; Histórias vivas; Sustentabilidade e autonomia; Reflexão e diálogos; e Oficina Culinária Online.
As inscrições podem ser feitas pelo site Mato é Comida? Conheça as PANC ancestrais, pelo valor de R$ 350 (curso completo) e R$ 250 (apenas a aula culinária prática). Informações (61) 9350-5005.
Módulos
Módulo 1: Comida é Memória e Resistência – Reflexão sobre alimentação, colonialidade e introdução às Plantas Alimentícias Não Colonizadas
Módulo 2: Histórias Vivas: A Conexão entre Plantas e Povos
Módulo 3: Sustentabilidade e Autonomia – Práticas de valorização de plantas não colonizadas
Módulo 4: Reflexão e Diálogos – Discussões práticas e aplicáveis ao cotidiano
Módulo extra: Oficina Culinária Online – lembretes culinários e experiências práticas na culinária}
Sobre a especialista
Bruna Crioula é nutricionista ecológica e mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Pesquisadora e comunicadora alimentar, atua há mais de uma década com a valorização da sociobiodiversidade alimentar brasileira numa perspectiva afro-referenciada e contracolonialista. É matrigestora da Crioula Curadoria Alimentar – ecossistema criativo comprometido com a democratização de conhecimentos sobre alimentação saudável, ancestralidade africana e cultura regenerativa.
Um dos endereços mais icônicos do coração da Asa Sul, Bloco B da 105, onde…
O chef Simon Lau aposta na sazonalidade de frutas como pequi, manga, seriguela e umbu…
O Festival do Bacalhau do restaurante Dom Francisco entra na reta final. Até sábado (31/1)…
Na padaria artesanal La Boulangerie, crepes lembram a festa Candelária, comemorada em 2 de fevereiro,…
Evento chega à 33ª edição com casas premiadas, tema inspirado na Copa do Mundo e…
Chegada a capital federal ocorre após dez anos de consolidação da marca; operação candanga tem…