Natal da Cantina da Massa tem sotaque italiano. Confira!

Compartilhe

Nas famílias italianas, não há um só prato que remeta exclusivamente ao Natal. À mesa vão muitas iguarias e cada pessoa prepara uma receita a ponto de despertar a competição para saber quem faz a melhor comida. Com essas reminiscências, a chef catarinense de origem italiana Alda Bressan, proprietária da Cantina da Massa, até hoje reproduz a ceia farta de sua infância.

A começar pela sopa quente — uma tradição do norte da Itália, onde é comum os termômetros marcarem zero grau, em dezembro. Em forma de chapeuzinho, a massa capeletti recheada de carne é servida num caldo de galinha, chamado brodo.

“O costume foi mantido no Brasil, tomava-se a sopa antes de ir à Missa do Galo, celebrada à meia-noite. Na volta é que todos sentavam à mesa e tinha início a ceia”, lembra Alda, que abriu o restaurante em 1998, depois de fornecer por dois anos delivery de suas receitas caseiras herdadas da família.

Pronta entrega

O cardápio é bastante amplo. Para nossas fotos, Alda elaborou sete entradas — salada caprese, carpaccio, bolinho de arroz e dadinhos de queijo, entre outras — e sete principais, além da sopa. Do espaguete no molho bolonhesa, que cozinha quatro horas, ao tortéi de abóbora ao burro (molho de manteiga) e sálvia; do risoto de camarão ao salmão com molho de mostarda; do filé ao molho de pimenta, além do carré de cordeiro, divinamente servido com risoto de ervas ou açafrão.

Todos os pratos podem ser levados para casa. Eles servem de duas a três pessoas. Para as ceias de Natal e réveillon, as encomendas são aceitas nos dias 24 e 31 até às 16h, mas devem ser buscadas até às 18h. Dias 25 e 1º de janeiro, a casa não abre.

Inspiração festiva

Dona de um estilo próprio, a chef nascida em Pinheiro Preto, cidade próxima à Videira, região vinícola de Santa Catarina, troca a decoração a cada data. Com muita cor, luzes, bolas e folhas a ambientação natalina enche os olhos e é por si só um convite ao desfrute.

A equipe da Cantina da Massa, instalada na esquina de baixo da 302 Sul, é praticamente a mesma desde a inauguração. “Minhas três filhas passaram por aqui, mas hoje todas elas tomaram outro rumo”, conta Alda. Bárbara optou por engenharia, Mariana se formou em administração e vai abrir bar de sushi com o namorado e Fernanda, diplomada em nutrição, foi quem mais atuou na casa, que reúne tanto a direita como a esquerda no universo político da capital. O presidente do PT, Rui Falcão, vai sempre lá quando está na cidade. Telefone: 3226-8374.

Liana Sabo

Posts recentes

Restaurante El Chato, de Bogotá, coloca Colômbia no centro do mapa mundial da gastronomia

O ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina entra em 2026 com um novo…

5 dias atrás

Brinde de réveillon será especial para passageiros a bordo

Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…

2 semanas atrás

Trattoria da Rosario e Belini Pani e Gastronomia ainda têm opções de ceia para o réveillon

Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…

2 semanas atrás

Aquavit recebe 2026 com jantar nórdico-francês e brinde à beira do lago

O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…

2 semanas atrás

Haná fecha para reforma e anuncia retorno renovado em 2026

Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…

2 semanas atrás

Azeite, cachaça e doce de leite estão no radar da CNA para 2026

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros, tem em meta…

3 semanas atrás