Natal da Cantina da Massa tem sotaque italiano. Confira!

Compartilhe

Nas famílias italianas, não há um só prato que remeta exclusivamente ao Natal. À mesa vão muitas iguarias e cada pessoa prepara uma receita a ponto de despertar a competição para saber quem faz a melhor comida. Com essas reminiscências, a chef catarinense de origem italiana Alda Bressan, proprietária da Cantina da Massa, até hoje reproduz a ceia farta de sua infância.

A começar pela sopa quente — uma tradição do norte da Itália, onde é comum os termômetros marcarem zero grau, em dezembro. Em forma de chapeuzinho, a massa capeletti recheada de carne é servida num caldo de galinha, chamado brodo.

“O costume foi mantido no Brasil, tomava-se a sopa antes de ir à Missa do Galo, celebrada à meia-noite. Na volta é que todos sentavam à mesa e tinha início a ceia”, lembra Alda, que abriu o restaurante em 1998, depois de fornecer por dois anos delivery de suas receitas caseiras herdadas da família.

Pronta entrega

O cardápio é bastante amplo. Para nossas fotos, Alda elaborou sete entradas — salada caprese, carpaccio, bolinho de arroz e dadinhos de queijo, entre outras — e sete principais, além da sopa. Do espaguete no molho bolonhesa, que cozinha quatro horas, ao tortéi de abóbora ao burro (molho de manteiga) e sálvia; do risoto de camarão ao salmão com molho de mostarda; do filé ao molho de pimenta, além do carré de cordeiro, divinamente servido com risoto de ervas ou açafrão.

Todos os pratos podem ser levados para casa. Eles servem de duas a três pessoas. Para as ceias de Natal e réveillon, as encomendas são aceitas nos dias 24 e 31 até às 16h, mas devem ser buscadas até às 18h. Dias 25 e 1º de janeiro, a casa não abre.

Inspiração festiva

Dona de um estilo próprio, a chef nascida em Pinheiro Preto, cidade próxima à Videira, região vinícola de Santa Catarina, troca a decoração a cada data. Com muita cor, luzes, bolas e folhas a ambientação natalina enche os olhos e é por si só um convite ao desfrute.

A equipe da Cantina da Massa, instalada na esquina de baixo da 302 Sul, é praticamente a mesma desde a inauguração. “Minhas três filhas passaram por aqui, mas hoje todas elas tomaram outro rumo”, conta Alda. Bárbara optou por engenharia, Mariana se formou em administração e vai abrir bar de sushi com o namorado e Fernanda, diplomada em nutrição, foi quem mais atuou na casa, que reúne tanto a direita como a esquerda no universo político da capital. O presidente do PT, Rui Falcão, vai sempre lá quando está na cidade. Telefone: 3226-8374.

Liana Sabo

Posts recentes

Circuito Favela Gourmet segue com programação até 20 de dezembro no Rio de Janeiro

Evento reúne restaurantes em um concurso que vai eleger os melhores drinques, petiscos e pratos

12 horas atrás

Vinícola Brasília, que teve idealizador reconhecido no Prêmio JK, lança primeiro espumante

A Vinícola Brasília, que reúne 10 vinhedos da capital federal, lança, neste sábado (13/12), o…

1 dia atrás

Conheça o 9 ½ Brasserie, espaço de festas no Clube de Golfe

Você já pensou em curtir uma festa num ambiente elegante e cercado pela natureza com…

2 dias atrás

China in Box lança nova coleção de bowls inspirada na mitologia chinesa

Itens colecionáveis têm estampas desenvolvidas por Carol Wang

3 dias atrás

Confira os sabores que compõem a praça de alimentação do evento Nosso Natal 2025

Além das luzes, da música e das atrações para toda a família, o Nosso Natal…

3 dias atrás

Após lançamento na COP30, Bel Coelho traz novo livro para Brasília

Floresta na Boca Amazônica é obra da chef paulistana que aborda uma pesquisa aprofundada sobre…

4 dias atrás