Para quem tem na gastronomia um de seus maiores prazeres, chegou o aguardado Festival Fartura do Brasil, cuja edição 2020, focada em extensa programação on-line, terá também ações presenciais — participam cinco restaurantes locais –, não deixando a desejar se comparado a anos anteriores, quando, em 2019, chegou a atrair 90 mil pessoas, em nove cidades: Brasília, Belo Horizonte, Belém, São Paulo, Fortaleza, Tiradentes, Conceição do Mato Dentro, Porto Alegre e Lisboa.
Pela primeira vez, o evento se realiza de forma simultânea em todas as regiões brasileiras sexta-feira (11/12), sábado (12) e domingo (13) e conta com chefs, ingredientes, produtos e produtores do país inteiro. São mais de 50 horas de conteúdo on-line entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro.
Impedido de reunir o público em áreas de lazer e ao ar livre por conta da pandemia, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil optou por uma plataforma que privilegia as duas principais características: brasilidade e fartura da gastronomia brasileira. “Este será um grande marco para o projeto que, em um ano de pandemia mundial, conseguiu estar presente no Brasil inteiro, criar condições reais entre todas as pontas da cadeia gastronômica e levar isso ao público. Seja em forma de conhecimento, seja por meio de experiência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma Fartura.
Menu Du Brasil
Tendo como conceito “da origem ao prato”, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram em Belo Horizonte e formaram duplas para desenvolver um cardápio a quatro mãos, que será executado por eles neste fim de semana. Em Brasília, você poderá participar do festival nos restaurantes Aroma, onde Ronny Peterson serve os pratos concebidos com o colega mineiro Matheus Paratella; no Ouriço será possível experimentar o menu de Thiago Paraíso com o paraense Paulo Anijar; já o chef Diego Badra desenvolveu menu com o cearense Marco Gil para ser oferecido em seu restaurante de nome Conca; a premiada chef gaúcha Natalia Tussi fez dupla com Rosario Tessier para servir em Porto Alegre e aqui na Trattoria Da Rosario o menu concebido por eles; e Marcelo Petrarca servirá no Bloco C, os pratos criados com a paulista Mara Salles.
Para reforçar o conceito que permeia o projeto foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade para compor os cardápios dos chefs que as representam, como o baru, produto nativo do cerrado, simboliza Brasília, enquanto a rapadura, Fortaleza; jabuticaba, Belo Horizonte; e mandioca, Belém. São Paulo foi representado pela banana e Porto Alegre, pelo azeite. Durante a execução do menu, todos os pratos foram registrados para que o público possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura, durante o festival: www.farturabrasil.com.br.
Nos cinco restaurantes da cidade, os preços são fixos: R$ 120, menu individual e R$ 290, a caixa para duas pessoas no delivery, em formato pré-cooking.
Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…
Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal
A expansão é na verdade um retorno da marca para o local de origem, onde…
Você não precisa esperar até o fim do defeso a 31 de março, que protege…
Evento contará com rótulos da vinícola brasileira Monte Reale
A cerveja Seja Minha Luz, de Tácio Montes, foi a quinta colocada na categoria Ale