Festival de gastronomia da Coreia celebra 60 anos de amizade com o Brasil

Compartilhe

“Vamos comer kimchi, bibimbap e bulgogui?” Esse convite talvez ainda careça de explicação, como ocorreu algumas décadas atrás com o “vamos comer sushi?”. O certo é que a culinária coreana começa a se fazer presente entre nós. Terça e quarta-feira próximas, a embaixada da Coreia, em parceria com o Senac, promove festival de pratos típicos da cozinha daquele país no restaurante-escola localizado no Anexo IV da Câmara dos Deputados.

O festival contará com a presença de dos chefs sul-coreanos Yoon Jong Sik, de 38 anos, e Kwon Oh Gyun, de 40. Experimentados em renomado endereço gastronômico de Seul, eles virão especialmente para pilotar almoço servido das 12h às 15h por R$ 62,36 por pessoa.

Crédito: Arquivo Pessoal. Chefs sul-coreanos Yoon Jong Sik e Kwon Oh Gyun.

Amigos há 60 anos

A iniciativa faz parte da agenda de eventos comemorativos aos 60 anos das relações diplomáticas entre Coreia e Brasil, que transcorre em 31 de outubro, mas durante todo o ano estão previstas ações, como destaca o embaixador Kim Chan-woo, o 21º ocupante atual do cargo. “Fico muito feliz em poder apresentar, por meio da gastronomia, uma parte da rica e variada cultura coreana em um momento tão oportuno como este, que reforça nossos laços de amizade”, afirma.

Quando tiveram início as relações bilaterais, em 1959, era responsável o embaixador da Coreia nos Estados Unidos. A representação diplomática, ainda no Rio de Janeiro, só contou com embaixador próprio a partir de 1962. Nove anos mais tarde, a embaixada mudou-se para Brasília e inaugurou bonita sede na Avenida das Nações, 915 Norte, lote 14.

Cardápio

Os pratos que compõem o menu são os tradicionais kimchi (acelga fermentada) na entrada; bulgogui (carne bovina grelhada em molho de soja ou suína refogada com molho picante); bibimbap (vegetais quentes numa cumbuca coberta de arroz — o bap — com carne, ovo, molhos tudo misturado); além de mais três entradas: gungjung japchae (macarrão de batata-doce refogado com verduras); buchu gamja jeon (panqueca com cebolinha chinesa e batatas) e haemul wanja jeon (panqueca com frutos do mar).

Como sobremesa serão servidos o hodu jeongywa (doce de nozes) e um chá de omija (espécie de magnolia berry ou fruta de cinco sabores). No bufê, também haverá pratos brasileiros que já fazem parte do cardápio da casa. A embaixada coreana vai aproveitar o festival para mostrar fotos, vídeos e decoração típica durante os dois dias do evento.

Liana Sabo

Posts recentes

Curso Oui Chef aposta na gastronomia francesa descomplicada e acessível ao dia a dia

Criado pelo chef francês Lionel Ortega, método alia tradição da França à alma brasileira e…

3 dias atrás

Windsor Plaza oferece ceia natalina completa

Natal é a época que o público local mais frequenta hotéis da cidade, não para…

3 dias atrás

Cardápio da Cantina Gratinata tem massas, pernil e até leitão inteiro com entrega dias 24 e 31

Na primeira década do século 21 numa manhã de sábado, o chef Francisco Ansiliero viajou…

4 dias atrás

Restaurantes da cidade apostam em ceias e menus especiais para Natal e Réveillon

Casas de diferentes perfis oferecem opções para quem quer celebrar fora de casa ou montar…

5 dias atrás

Menus especiais levam sabores afetivos do Natal aos restaurantes da cidade

Sugestões vão do almoço completo em três etapas a releituras criativas dos clássicos da ceia

5 dias atrás

Mercadito inova com rabada e feijoada no bufê de almoço

Quando nasceu sete anos atrás na 201 Sul, junto à enorme área verde que forma…

6 dias atrás