Famiglia Valduga promove degustação de mais de 130 rótulos terça no Brasília Palace

Compartilhe

O mês de agosto começa com a temporada de vinhos. Nela, a primeira manifestação vem de uma marca ícone brasileira, Famiglia Valduga, que desde 1875 tem feito jorrar o melhor líquido que um clã autenticamente italiano é capaz de produzir. São 143 anos de tradição.
Alguns dos melhores rótulos poderão ser degustados nessa terça-feira, no Brasília Palace Hotel, onde se realiza o Vin Première, evento que oferece circuito composto por mesas com a exposição de todas as marcas participantes, além de pães, queijos e antepastos. Entre elas, o Espumante 130, foi criado para homenagear a chegada da família Valduga ao Brasil. Este ano, a linha foi ampliada com o novo rótulo 130 Brut Rosé, elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais, por meio do método champenoise, o mesmo com o qual é feito o champanhe francês. Luminoso, o novo espumante possui coloração salmão, com perlage fino e delicado.

Ícones da marca

Outro lançamento é o vinho branco Leopoldina Gran Chardonnay DO 2017, com denominação de origem do Vale dos Vinhedos (RS), a primeira e única DO do Brasil. É lá que fica a sede da empresa. Segundo o enólogo João Valduga, um dos diretores que estará presente no evento, “a safra 2017 nos enche de orgulho, pois até o momento conquistou seis medalhas de ouro em concursos internacionais, 92 pontos na Decanter e foi eleito um dos 10 melhores do mundo pelo concurso Cardonnay du Monde”. A satisfação do produtor não é infundada, afinal o seu Leopoldina Gran Chardonnay é o único vinho nacional que entrou para a seleta lista dos top 10 da avaliação francesa.
Entre os tintos os destaques são Storia, Raizes, Villa-Lobos, Identidade e outros que têm a marca da qualidade, uma obsessão da família. “Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem-feita”, dizia Luiz Valduga, patriarca do clã que, com a mulher Maria (nome de outro belo espumante), e os filhos “trabalhamos dia e noite e eu não sei o que são férias e feriado”, rememora Juarez Valduga, presidente-executivo.
Os Valduga foram os primeiros produtores de vinho brasileiro que sentiram a necessidade de se associar a marcas produzidas no exterior. Assim, fizeram parceria na Argentina, Chile, Itália, França, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai, daí apresentarem terça-feira no circuito renomados rótulos, como Casas del Bosque, Cattier, Bellavista, Yealands, Bracco e outros.

Além do vinho

A grife, que vai comemorar o sesquicentenário daqui a sete anos, em 2025, não se limita à produção de vinho em suas três unidades: Casa Valduga, Domno e Ponto Nero. Feitos de compostos da uva e do vinho são as geleias, molhos e outros produtos da Casa Madeira, e a linha de cosméticos da Vinotage.
Todos os produtos do grupo poderão ser adquiridos no evento, cujo ingresso com direito a uma taça para degustação está sendo vendido a R$ 180 com Gilvan Chaves, telefone 99425-4843 ou através do e-mail beatrizvinotage@gmail.com.

Liana Sabo

Posts recentes

Igreja Luterana oferece café de advento no próximo sábado (30)

Comidinhas natalinas fazem parte do cardápio do evento

11 horas atrás

Bálsamo Congelados lança sobremesa zero açúcar em parceria com Bolo da Ivone

Bálsamo Congelados, a grife de comida natural, fez parceria com o bolo da Ivone para…

11 horas atrás

Jantar harmonizado celebra o prêmio Top 100 da vinícola brasileira Valduga

Em oito etapas, o evento será realizado na quinta-feira na Trattoria da Rosario

11 horas atrás

Ranking dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2024 será revelado na terça-feira (26)

Já a lista entre a 51ª e a 100ª posição já foi revelada e conta…

11 horas atrás

Embaixada da Itália realiza a 5ª edição do Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil

Um passeio pela viticultura italiana. Essa é a proposta do evento Vini D’Italia – Salão…

3 dias atrás

Castália inaugura unidade no Pontão

Essa é a quarta unidade da marca de panificação artesanal

1 semana atrás