2016. Crédito: Roberto Nogueira/Divulgação. Favas Contadas. Jornalista e cozinheira Denise Rohnelt Araujo.
Por dois dias, no fim de semana de 21 e 22 de outubro, Belo Horizonte se transforma em capital brasileira da gastronomia pois vai receber um evento apropriadamente chamado Fartura, que reúne comidas de todo o país. O local fica na Rua Tenente Brito, 1090, em frente à Sala Minas Gerais, no Barro Preto.
Quem for ao Festival Fartura – Comidas do Brasil vai conhecer produtos, aprender e experimentar receitas de chefs e cozinheiros de 10 Estados em espaços gastronômicos que podem ser visitados durante os dois dias. A programação será desenvolvida em seis espaços, a começar pelo dos chefs e restaurantes, no qual importantes nomes da gastronomia se apresentam. Entre eles, Pedro Siqueira do carioca Puro e Massa; Tássia Magalhães do paulistano Pomodori; Felipe Oliveira, de Tiradentes (MG) e Bruna Martins, do Birosca de Belo Horizonte.
No espaço Petiscos, lanches e doces, o público vai provar delícias como falafel de feijão verde do Onildo Rocha, da Paraíba; torresmo de barriga de porco; sanduíche de pastrami artesanal e espetinho de kobe. Já o espaço dedicado a produtos vem com doces de leite, de caju, de queijo, bala de coco – achados durante a expedição Fartura, que vasculhou o país.
No espaço Degustação, a jornalista e culinarista gaúcha radicada em Roraima, Denise Rohnelt, que se especializou em sabores amazônicos dará uma aula (dia 21, às 15h) sobre “ o mundo maravilhoso dos tucupis” com degustação de um caldo feito com o tucupi amarelo e jambu. Em outra receita, a chef que assina o blog Letras Saborosas, fará uma carne de sol com tucupi negro de Roraima com farofa de beiju de mandioca.
Há ainda um espaço interativo no qual o público poderá colocar a mão na massa ao lado de chefs, como o pâtissier Lucas Corazza e a Cozinha ao Vivo, com demonstração do passo a passo da produção de receitas. Mais informações no site www.farturabrasil.com.br
Um dos endereços mais icônicos do coração da Asa Sul, Bloco B da 105, onde…
O chef Simon Lau aposta na sazonalidade de frutas como pequi, manga, seriguela e umbu…
O Festival do Bacalhau do restaurante Dom Francisco entra na reta final. Até sábado (31/1)…
Na padaria artesanal La Boulangerie, crepes lembram a festa Candelária, comemorada em 2 de fevereiro,…
Evento chega à 33ª edição com casas premiadas, tema inspirado na Copa do Mundo e…
Chegada a capital federal ocorre após dez anos de consolidação da marca; operação candanga tem…