Outubro é um mês de celebração para os amantes do vinho, não apenas no hemisfério norte, onde a colheita já foi finalizada, mas também aqui. Inspirada pela tradição europeia de comemorar o fim da vindima, a nossa temporada de vinhos se consolidou neste mês, tornando-o o momento ideal para degustações e lançamentos.
Nada menos do que três grandes produtores mundiais – Portugal, Itália e França — elegeram outubro para revelar as novidades e mostrar os rótulos de safras recentes que dão um novo agito à cena enogastronômica da cidade. A começar pela pátria mãe que elaborou um programa de fôlego em torno da mesa e da cultura.
A Embaixada de Portugal abre as portas hoje e amanhã para uma experiência única, onde aromas, cores e sabores transformam cada prato numa história compartilhada. Oito chefs de renome – quatro portugueses e quatro brasileiros – vão executar juntos pratos típicos dos dois países. Eles se apresentam em duplas, assim Claudio Pontes e Marcelo Petrarca; Marco Almeida e Francisco Ansiliero; Tiago Bonito e Nayhara Branquinho e Rafael Ribeiro e Marco Silva.
Não faltarão o bacalhau grelhado, nem arroz de pato à moda de Lisboa, tampouco a feijoada brasileira e ceviche de pirarucu amazônico harmonizados com vinhos portugueses, vendidos em taças (R$ 30, standard e R$ 40, premium). Degustações de vinhos serão feitas na sala de provas com rótulos de dez renomados produtores que representam as regiões vinícolas de Portugal. Hoje terão duas às 18h e 20h e amanhã mais três. A entrada é livre, mas o ingresso para as experiências enogastronômicas precisa ser adquirido no Sympla.
Já a Embaixada da Itália sedia na próxima terça-feira a 6ª edição do Vini d’Italia, que é o maior evento de negócios do vinho italiano fora da Itália. Com uma rica tradição vinícola, o país da bota apresenta ampla variedade de rótulos de diferentes regiões — desde o norte, como o Piemonte e o Vêneto, até o sul, como a Sicília e a Apúlia. Além dos vinhos, a programação exclusiva para convidados costuma ter uma seção dedicada à gastronomia italiana, permitindo harmonizar as bebidas com pratos tradicionais. É a segunda vez que o evento é realizado na gestão do embaixador Alessandro Cortese e tem como curadora a especialista em vinhos, Sueli Maestri.
Dia seguinte, quarta-feira, será a vez da França, que promove uma feira de vinhos intitulada Chez France e organizada pela empresa Foire aux Vins, cujo diretor Philippe Ormancey estará presente no evento localizado no Espaço Monumental (SCES Trecho 2) no horário das 18h às 22h. A feira, que conta com o apoio da Embaixada da França, ocorre em cinco capitais brasileiras e trará 23 produtores de vinho do Velho Mundo.
Ainda em outubro no dia 30 e 1º de novembro, a feira mais importante de vinho brasileiro fora do Rio Grande do Sul, onde ele nasceu, a Vinum Brasilis completa 20 edições na capital federal. Estarão disponíveis para a degustação mais de 250 rótulos. Pelo menos, 40 vinícolas confirmaram presença, entre elas, as estreantes Vivente, Montaneus e Mioranza (RS), Uvva (BA), Rio Prata e Rio Valley (PE), além de marcas trazidas pela Del Maipo, empresa brasiliense.
Repetindo o sucesso de anos anteriores, a feira terá uma área exclusiva para queijos brasileiros e outra dedicada aos azeites também nacionais. Todos os produtos poderão ser adquiridos nesses dois dias. Idealizada há duas décadas por Petrus Elesbão, a celebração do vinho brasileiro será realizada no Salão Millennium, Clube Ascade, SCES Trecho 2, no horário das 18h às 22h.
As atividades gratuitas aproximam os pequenos da origem dos alimentos por meio de plantio de…
O ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina entra em 2026 com um novo…
Quem estiver em um voo da Azul na noite de 31 de dezembro poderá celebrar…
Celebrar o Ano-Novo à mesa segue sendo um dos rituais mais simbólicos da virada. Em…
O Aquavit prepara uma virada de ano marcada por sofisticação, sabores emblemáticos e um cenário…
Tradicional restaurante japonês da 408 Sul deve reabrir na primeira quinzena de janeiro com ambiente…