Minas Brasília 2 x 3 Avaí/Kindermann pela 10ª rodada do Brasileiro Feminino A1 de 2021, no estádio Abaidão, em Ceilândia - DF
Minas x Kindermann 2 Patricy Albuquerque/Minas Brasília Jogadora do Minas Brasília, de uniforme verde, divide a bola com uma jogadora do Avaí/Kindermann, de uniforme branco

Minas Brasília perde para Avaí/Kindermann e se aproxima do rebaixamento

Publicado em Futebol

Ao Minas Brasília, só interessava a vitória contra o Avaí/Kindermann, pela 10ª rodada do Brasileirão A1, nesta quarta-feira (26/6), no estádio Abadião (DF). Antes dos 20 minutos de jogo, porém, o time candango já perdia com um gol contra e amargava um desfalque de peso: Katielle, um dos destaques do elenco, saiu de campo lesionada. As donas da casa ainda empataram, de pênalti, mas deixaram o gramado com a quinta derrota na competição, desta vez, por 3 x 2, ficando muito próximas do rebaixamento, com 7 pontos, na 14ª posição.

Já o Avaí/Kindermann chegou à vitória com os gols de Carol, Laryh e Tuane, se sobrepondo ao Minas Brasília, que diminuíram o prejuízo com Karla Alves e Manu. Com o resultado, o time de Caçador, em Santa Catarina, chegou a 14 pontos, roubando provisoriamente a última vaga do G-8, ocupada pelo Real Brasília, que ainda jogará nesta rodada contra o Grêmio, no estádio Defelê-DF, na quinta-feira. O jogo terá transmissão da CBF TV em parceria com a MyCujoo, grátis na internet.

Em 2020, o último time a cair para a Série A2 foi o Iranduba-AM, que terminou em 13º lugar, com 11 pontos. Uma posição acima, o Minas Brasília se salvou com 14 pontos. Mas, em 2019,  os mesmos 14 pontos não foram suficientes para evitar o rebaixamento do Vitória, que ficou atrás da Ponte Preta pelo saldo de gols. Agora, restando cinco rodadas para o fim da primeira fase do Brasileiro 2021, o clube da capital federal tem apenas metade dessa pontuação.

Restam 15 pontos em disputa ao Minas Brasília na temporada e o time ainda terá adversários duros na reta final da temporada. Visita o São Paulo, terceiro colocado, fora de casa, no próximo sábado; depois tem clássico candango contra o Real Brasília; e recebe o Bahia, adversário direto contra o Z-4.  Isso antes de encerrar o campeonato contra Corinthians e Palmeiras, líder e vice-líder, respectivamente.


Jogo movimentado

Atual vice-campeão brasileiro, o Avaí/Kindermann vem em ascensão no campeonato na busca pela classificação para as quartas de final. No Abadião, o time abriu o placar aos 12 minutos. Carol cruzou para dentro da área brasiliense, a zagueira Dih cortou mal e a bola ainda desviou, tirando completamente a possibilidade de defesa da goleira Karen.

As donas da casa sentiram o baque de terem sofrido o gol, mas encontraram um pênalti em jogada da Suzana aos 22 minutos. A goleira Letícia defendeu a cobrança da Karla Alves, mas o árbitro Luiz Paulo Aniceto entendeu que a arqueira se adiantou e mandou voltar o lance, em marcação dúbia. Na segunda chance, Karla não desperdiçou e empatou o jogo com chute forte e rasteiro no canto direito da Letícia.

Letícia ainda fez duas boas defesas antes do intervalo. Aos 39 minutos, Gabi Arcanjo deu belo drible por baixo das pernas da adversária e encontrou Suzana na entrada da área. A lateral bateu forte, mas Letícia impediu a virada brasiliense. Aos 46, outra tentativa da Suzana terminou nas mãos da goleira catarinense. Do lado candango, a arqueira Karen deu a cota de milagreira aos 31 minutos, ao pegar a forte cabeça que a Raiza acertou no cantinho.

Reviravolta em 8 minutos 

Bastaram oito minutos do segundo tempo para o Avaí/Kindermann resolver a partida. Aos 3,  Laryh acertou um chute de longe que morreu no ângulo direito da Karen. A pintura da jogadora colocou as visitantes novamente na frente do placar. Cinco minutos depois, Tauane Zoio ampliou a vantagem catarinense de cabeça, após escanteio, em falha da defesa brasiliense.

Após o balde de água fria, o Minas Brasília só voltou a melhorar com a entrada da meia Manu, ainda no início da segunda etapa. A jovem e promissora jogadora deu maior criatividade e qualidade ao meio de campo, ao lado de Karla Alves.  Foi justamente do pé da Manu que saiu o segundo gol da equipe do DF. Após tirar a defensora com o pé direito do lance, Manu acertou belo chute de canhotinha, colocando o Minas de volta na partida, aos 26 minutos.

O confronto ainda contou com expulsão da Tauane Zóio, pelo Avaí/Kindermann. Ela recebeu o segundo cartão amarelo após parar um contra-ataque do Minas Brasília com falta. Alguns lances ainda arrancaram suspiros dos torcedores dos dois clubes, como a bola no travessão da Isa, que levaria a disputa ao empate. Mas o placar terminou 3 x 2, com direito a drama candango. Ao menos, Botafogo e Napoli, adversários diretos na briga contra o rebaixamento, também perderam na rodada; e o Cruzeiro empatou.

 

Ficha técnica

Minas Brasília 2
Karen; Suzana, Dih, Kaká e Jéssica; Gabi Arcanjo (Prince), Karla Alves e Monse (Isa) ; Katielle (Pelé), Luana (Manu) e Nenê.
Técnico: Antônio Carlos Bona

Cartões amarelos: Kaká
Gols: Karla Alves e Manu

Avaí/Kindermann 3
Leticia, Camila, Carol (Carla), Tuani e Bárbara Melo; Tauane,Patrícia Derrico (Vilma), Paty e Gaby Soares; Raiza (Lelê) e Laryh.
Técnico: Jorge Barcellos

Cartões amarelos: Paty, Tauane Zoio (2) e Lelê
Cartões vermelhos: Tauane Zoio
Gols: Carol, Laryh e Tauane Zoio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*