GioSelecao Gio Queiroz | CBF/Divulgação

Fifa libera 22 jogadoras por seleção nas Olimpíadas e Gio Queiroz será a caçula da Seleção em Tóquio

Publicado em Futebol

O Comitê Olímpico Internacional (COI) estava sendo pressionado para aumentar de 18 para 22 o número de jogadores inscritos por seleção na disputa do futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio, por causa da pandemia de covid-19. As equipes femininas de Estados Unidos, Suécia e Holanda faziam parte do coro. Nesta quarta-feira (30/6), a Fifa cedeu e alterou o regulamento excepcionalmente para a edição de Tóquio.

Com a mudança, as quatro atletas convocadas pela técnica Pia Sundhage como suplentes passam a integrar a Seleção Brasileira feminina que buscará a terceira medalha nas Olimpíadas de Tóquio – o Brasil foi prata nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008. São elas: a goleira Aline Reis, a lateral Letícia Santos, a meia Andressa Alves e a caçula Giovana Queiroz, atacante de apenas 18 anos. Uma aposta para segurar uma promessa brasileira com concorrência internacional.

Isso porque Gio, jogadora nascida em São Paulo, também tem nacionalidade espanhola e norte-americana e defendeu os três países nas categorias de base. Na Seleção Brasileira principal, a atacante do Barcelona estreou no fim do ano passado.  “Sensação indescritível”, compartilhou a jovem jogadora, após atuar na goleada do Brasil sobre o Equador, por 8 x 0, no estádio Morumbi, em São Paulo, em novembro.

Pia foi convencida e usou uma das vagas olímpicas para garantir Gio no futuro da seleção brasileira, já que será a estreia dela com a amarelinha em competições oficiais. Mas a favorita equipe dos Estados Unidos usou de estratégia parecida ao chamar a brasileira naturalizada americana Catarina Macario, atacante do Lyon, da França, também entre as quatro suplentes e, provavelmente, ficará comprometida com a seleção dona de quatro ouros olímpicos.

Já os outros três reforços que se juntarão à Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio levarão experiência na bagagem. Todas disputaram a Copa do Mundo de 2019, na França.  Das 22 convocadas por Pia para as Olimpíadas, 14 fizeram parte do elenco levado por Oswaldo Alvarez, o Vadão, ao Mundial de 2019. Aline Reis e Andressa Alves, inclusive, estiveram nas Olimpíadas do Rio-2016.

 

Jogadoras recebem notícia com celebração

A notícia foi recebida pelas jogadoras com festa, em Portland, nos Estados Unidos, para fazer a última preparação para os Jogos Olímpicos antes de embarcar para o Japão. A responsável por contar a boa-nova foi a lateral Tamires, que saiu mais cedo do treino e viu a notícia nas redes sociais. “Na hora a gente já ficou naquela euforia. E fomos abraçar as meninas que estavam com a gente, foi muito bacana”, contou Érika.

As quatro atletas convocadas inicialmente como suplentes também já estavam integradas ao grupo em Portland, onde a Seleção Brasileira feminina ficará concentrada de 26 de junho a 15 de julho. O elenco comandado por Pia, no entanto, ainda não está completo. Marta e Debinha serão as últimas a chegar na concentração, na próxima segunda-feira (5/7).

 

As 22 jogadoras que defenderão o Brasil no futebol feminino das Olimpíadas de Tóquio

Goleiras

Bárbara – Avaí/Kindermann

Letícia – Benfica (Portugal)

Aline Reis – Tenerife (Espanha)

 

Defensoras

Rafaelle – Palmeiras

Bruna Benites – Internacional

Erika – Corinthians

Poliana – Corinthians

Tamires – Corinthians

Jucinara – Levante UD (Espanha)

Letícia Santos – Frankfurt (Alemanha)

 

Meio-campistas

Formiga – São Paulo

Julia Bianchi – PAlmeiras

Andressinha – Corinthians

Duda – São Paulo

Adriana – Corinthians

Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)

Debinha – North Carolina Courage (Estados Unidos)

Andressa Alves – Roma (Itália)

 

Atacantes

Bia Zaneratto – Palmeiras

Geyse – Madrid CFF (Espanha)

Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)

Gio Queiroz – Barcelona (Espanha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*