Pia Sundhage em treino com a Seleção Brasileira feminina de futebol
PiaLudmila Mauro Horita/CBF

Das 18 convocadas por Pia para Olimpíadas de Tóquio, 11 disputaram a Copa do Mundo de 2019

Publicado em Futebol

A técnica Pia Sundhage convocou, nesta sexta-feira (18/6), a Seleção Brasileira feminina de futebol que buscará uma medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a partir de 21 de julho. Mesmo com a chegada da sueca ao cargo em 2019, os torcedores verão em campo quase os mesmos nomes que disputaram a última Copa do Mundo, em 2019, na França. Das 18 jogadoras na lista olímpica, 11 disputaram o Mundial, ou seja, 61% do elenco. Manutenção que fez parte da estratégia da treinadora.

Uma proporção que poderia ser ainda maior, caso a zagueira Érika e a meia Adriana (convocadas para os Jogos de Tóquio) não tivessem sido desconvocadas do Mundial por lesão muscular e no ligamento do joelho, respectivamente. Na ocasião, elas foram substituídas por Daiane e Luana. Já Poliana, que voltou a integrar a Seleção nas Olimpíadas, herdou a vaga da lateral Fabiana, também cortada por lesão, na Copa do Mundo. Entre as quatro suplentes da lista olímpica de Pia, três também estiveram no último Mundial (ver convocação completa abaixo).

“No meu primeiro dia aqui no Brasil, eu quis mostrar respeito pelo que vocês já alcançaram”, explica Pia, que assumiu a Seleção Brasileira em 25 de julho de 2019. “O jogo contra a França (nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2019), foi uma boa apresentação. Manter a maior parte das jogadoras no início e, depois, introduzir novas jogadoras foi, sim, uma estratégia”, completou a treinadora.

Após praticamente dois anos à frente da Seleção Brasileira, Pia chamou apenas cinco jogadoras diferentes ao elenco levado por Vadão ao Mundial de 2019. São elas: as defensoras Rafaelle (Palmeiras), Bruna Benites (Internacional) e Jucinara (Levante UD-Espanha), além das meias Julia Bianchi (Palmeiras) e Duda (São Paulo).

“Eu também tento olhar para o futuro um pouco, mas acho importante a gente pensar onde está agora, neste momento, e em quem está jogando bem”, ressalta a treinadora. Pia teve 18 jogos no comando da Seleção até os Jogos Olímpicos de Tóquio e mostrou confiança nas 18 jogadoras selecionadas, além das quatro suplentes em caso de necessidade de substituição, para o primeiro campeonato oficial da treinadora à frente da equipe brasileira.

Após as Olimpíadas, porém, a sueca deu a entender que começará a promover mais mudanças no elenco, caminhando para uma renovação que vem sendo cobrada há algum tempo na Seleção feminina. “No futuro, vamos precisar encontrar jogadoras mais jovens, encontrar um caminho de alívio para dar apoio às jogadoras já existente para jogar um futebol ainda melhor amanhã e depois”, disse Pia. A sueca tem contrato assinado com a CBF até os próximos Jogos Olímpicos, marcados para 2023, em Paris.

 

Convocadas para Olimpíadas de Tóquio que estiveram na Copa de 2019:

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Benfica/Portugal).

Defensoras: Érika (Corinthians), Poliana (Corinthians) e Tamires (Corinthians).

Meio-campistas: Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Adriana (Corinthians), Marta (Orlando Pride/Estados Unidos) e Debinha (North Carolina Courage/Estados Unidos).


Atacantes: 
Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid/Espanha) e Ludmila (Atlético de Madrid/Espanha).

 

Novatas da Seleção em relação à Copa de 2019

Defensoras: Rafaelle (Palmeiras), Bruna Benites (Internacional) e Jucinara (Levante/Espanha).

Meio-campistas: Julia Bianchi (Palmeiras) e Duda (São Paulo).


Suplentes para Jogos de Tóquio:

Aline Reis (Tenerife/Espanha)*

Letícia Santos (Eintracht Frankfurt/Alemanha)*

Andressa Alves (Roma/Itália)*

Giovana (Barcelona/Espanha)

*Estiveram na Copa do Mundo de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*