izalci_paula

Apesar de acordo de paz, brigas entre Paula Belmonte e Izalci Lucas não terminaram

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Luana Patriolino

Apesar do acordo de paz celebrado entre a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) e o senador Izalci Lucas (PSDB), as brigas na federação PSDB-Cidadania permanecem. Candidata a distrital, Belmonte e seus aliados afirmam que foram impedidos de aparecer na propaganda eleitoral na tevê. Em uma postagem nas redes sociais, ela disse que foi excluída “de forma truculenta e antidemocrática”, mas que, mesmo assim, segue na disputa por uma vaga na Câmara Legislativa.

Izalci nega
Procurado pela coluna, Izalci Lucas negou as acusações e disse que a candidata queria extrapolar o tempo permitido. “Ela não apareceu no horário eleitoral, porque queria o tempo de todos os candidatos do Cidadania — o que a federação Cidadania-PSDB não aceitou. Belmonte não mandou nenhum vídeo para os 9 segundos que tem direito”, informou o senador por meio de nota.

Eleição CNC

Roberto Tadros, atual presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deve ser reconduzido ao cargo novamente. Com chapa única, a instituição realiza a votação amanhã, com a posse programada para 19 de novembro. O Conselho de Representantes, formado pelas federações que integram o Sistema Comércio, totaliza 28 votos.

Na Justiça
Roberto Tadros chegou a ter afastamento do cargo determinado pela Justiça, em julho, por improbidade administrativa. Ele teria supostamente se beneficiado de recursos do Sesc quando comandava a entidade no Amazonas. No entanto, pode continuar na presidência após um recurso. O processo está sob efeito suspensivo em apelação por decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
“A CNC reitera à coluna que o processo jurídico em curso no Amazonas está fundamentado em uma acusação equivocada, que está sendo contestada. Como em todo Estado Democrático de Direito, o presidente José Roberto Tadros exercerá sua ampla defesa e contraditório, com plena confiança na Justiça e no devido processo legal”, afirmou a instituição ao Correio.

Direito de resposta
O juiz auxiliar do TRE-DF Demetrius Gomes Cavalcanti concedeu direito de resposta de um minuto ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). A equipe jurídica do político, que tenta a reeleição, processou o candidato Leandro Grass (PV) devido a uma propaganda em que ele diz: “o governo é corrupto”. Segundo o magistrado, “não pode se manter à sombra de expressões genéricas sem explicar o caso concreto de corrupção”.

Urnas lacradas
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) inicia hoje a lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro na capital. Para simbolizar o evento, a Corte realiza uma cerimônia com a presença do desembargador Roberval Belinati e do vice-presidente e corregedor, desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral.

Setembro Amarelo
A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) realiza, em 28 de setembro, próxima quarta-feira, uma palestra sobre o Setembro Amarelo — campanha que alerta sobre a prevenção ao suicídio. O evento da entidade da capital será voltado à saúde mental da população negra. “Reconhecemos o apagamento da subjetividade que o racismo causa aos negros e às negras, e suas consequência como fator impeditivo de desenvolvimento social, até como forma de auxiliar nosso coletivo a reconhecer um sentimento implantado de inferioridade. Quantos de nós não se sentem pertencentes aos espaços que ocupam ou deveriam ocupar?”, destaca o presidente da comissão, Beethoven Andrade.

Representatividade
Primeira mulher trans a assumir um cargo na direção nacional do Cidadania, a arquiteta e urbanista Mari Valentim também quer ser pioneira na Câmara dos Deputados. Candidata a deputada federal, ela é uma das apostas da sigla no DF e de movimentos políticos como o RenovaBr e o Livres. “Quero mostrar que representatividade e competência caminham juntas. Ser uma mulher trans me traduz, mas não me reduz. Quero lutar por autonomia para as pessoas através de emprego, renda e educação de qualidade”, diz.

Combate ao feminicídio
Nesta semana, o Correio mostrou as propostas dos candidatos ao governo para enfrentar a violência no DF, em especial o feminicídio. Para a candidata ao Senado Rosilene Corrêa (PT), o foco da campanha deste ano é a segurança pública. “As eleições poderão fazer a diferença entre a vida e a morte. Enquanto o Brasil assiste a três feminicídios por dia, o presidente Bolsonaro, candidato de Damares Alves e Flávia Arruda, reduziu as verbas de combate à violência contra a mulher. Reverter esse quadro será uma das minhas prioridades no Senado”, diz.

Livro sobre Roriz
A família do ex-governador do DF Joaquim Roriz (1936-2018) vai lançar um livro sobre a trajetória do político na capital. Sob o título Joaquim Domingos Roriz, o Segundo Construtor de Brasília, a obra foi escrita por Luís Roberto Vieira Costa. O material será apresentado ao público no próximo sábado, no Plenário da Câmara Legislativa do DF, às 10h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*