eixo

Nova pesquisa Ipec abre temporada de conversas sobre o 2º turno no DF

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Luana Patriolino

A pesquisa do Instituto Ipec, divulgada na noite de ontem, mostrou que o candidato à reeleição do governo do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) caiu seis pontos percentuais nas pesquisas de intenções de voto. O atual chefe do Executivo local marcou 40% na pesquisa, ante 46% do levantamento anterior, de 6 de setembro.

Grass sobe
Leandro Grass (PV) passou de 8% para 13%, segundo o levantamento. A senadora Leila do Vôlei (PDT) manteve os 9% das intenções. Paulo Octávio (PSD), que está empatado tecnicamente com a parlamentar, oscilou para 8%. Izalci Lucas (PSDB) permanece com 5% e Keka Bagno (PSol) 2%. A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Alianças para segundo turno
Ibaneis Rocha continua à frente nas pesquisas de intenção de voto para o GDF. No entanto, há quem avalie que o jogo ainda pode virar aos 45 do segundo tempo. Felipe Belmonte (PSC), vice da chapa de Paulo Octávio, acredita piamente em um segundo turno. Nos bastidores, ele já estuda alianças com adversários para enfrentar o chefe do Executivo local em caso de uma segunda rodada de votações em 30 de outubro no DF.

Defesa dos enfermeiros

Trabalhadores da enfermagem do país inteiro realizaram uma paralisação, ontem, contra a suspensão do piso salarial nacional da categoria. Em Brasília, houve um ato em frente à Praça dos Três Poderes e ao Congresso Nacional contra a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a lei que definia o valor mínimo para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Apoio dos distritais
O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) qualificou a decisão do STF como “esdrúxula”. A deputada Arlete Sampaio (PT) também defendeu a categoria e lembrou que a conquista do piso salarial da enfermagem “é extremamente importante para honrar uma categoria tão fundamental para a saúde”. O deputado Fábio Félix (PSol) esteve presente na manifestação. “Estão mobilizados em prol de uma causa justa, que é a implementação do piso salarial aprovado pelo Congresso. Os interesses dos empresários que tratam a saúde como mercadoria não podem impedir que direitos trabalhistas sejam ampliados”, disse.

Disputa pelo Senado
Na corrida pelo Senado no DF, Flávia Arruda (PL) e Damares Alves (Republicanos) seguem liderando a pesquisa, com 28% e 21% das intenções de voto, respectivamente. Segundo o Ipec, ambas oscilaram desde o último levantamento. Enquanto Arruda desceu três pontos, a ex-ministra dos Direitos Humanos cresceu dois. Em terceiro lugar, aparece Rosilene Corrêa (PT) que segue com 13%. Joe Valle (PDT), com 4%; Tenente Coronel Sousa Júnior (DC), Dr. Carlos Alves (PSD), Pedro Ivo/Mandato Coletivo (Rede) e Marcelo Hipólito (PTB), marcaram 1% cada um.

Inelegível
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) negou, ontem, o recurso apresentado pela defesa do ex-deputado distrital Júnior Brunelli (PTB) e indeferiu, novamente, a candidatura. Ele foi condenado na Operação Caixa de Pandora pelo crime de improbidade administrativa e ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na última eleição, o político também tentou concorrer, mas não conseguiu pelo mesmo motivo.

Boa ação
No próximo domingo (dia 25), professores de toda a capital vão se reunir no auditório da Universidade Católica de Brasília (UCB) para um aulão gratuito de preparação para o Enem e PAS. O trabalho é iniciativa do Instituto Bora Vencer. As aulas terão início às 13h30, com as vagas gratuitas e limitadas. Os interessados podem se inscrever diretamente no local.

Leila e Ciro
Nesta quinta-feira, a senadora Leila Barros e o presidenciável Ciro Gomes, ambos do PDT, vão realizar um bate-papo no canal do YouTube @cirogomesoficial, às 20h45. “Vamos falar sobre os desafios e caminhos para o governo de Brasília e do Brasil”, disse a candidata ao GDF. Ciro, aliás, participa nesta manhã da sabatina do Correio, às 11h30. A entrevista poderá ser acompanhada ao vivo nas redes sociais do jornal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*