Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
De grupos opostos na OAB, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente da entidade no DF, Délio Lins e Silva Júnior, estarão juntos em solenidade nesta manhã, no Palácio do Buriti. Será um ato em favor do projeto de lei que estabelece a advocacia dativa no Distrito Federal. Trata-se de uma iniciativa conjunta. De autoria do Executivo, a proposta que será encaminhada à Câmara Legislativa nasceu de uma sugestão da atual direção da OAB. “Agradecemos muito a sensibilidade do governador para a questão. A nossa intenção, acima de tudo, é defender a sociedade e, também, queremos ser parceiros da Defensoria Pública”, afirma Délio.
O governador Ibaneis Rocha promove, hoje, uma homenagem a policiais civis, com a concessão da Medalha do Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek.
Dois convites, uma candidatura
A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) preparou dois convites para a festa que está organizando para amanhã. Ela tomará posse como presidente regional do partido e aproveitará a oportunidade para o lançamento de projeto eleitoral. Em um dos convites, ela é apresentada como pré-candidata majoritária do Cidadania, o que significa governo, vice ou Senado. Horas depois, surgiu um novo card para o lançamento da pré-candidatura de Paula ao Senado.
Mas faltou combinar com os aliados…
A festa com lançamento de pré-candidatura de Paula Belmonte a “cargo majoritário” não terá a presença de representantes de outros partidos que estão com o senador José Antônio Reguffe (UB). Podemos, União Brasil e Solidariedade querem Paula Belmonte na chapa, mas um evento como esse precisa ser acertado com o grupo, segundo dirigentes dos partidos.
Aniversário com missa
A festa de posse da deputada Paula Belmonte na presidência do Cidadania ocorre no mesmo dia e horário da celebração do aniversário do ex-deputado Tadeu Filippelli (MDB). Vai ter gente com desculpa para não ir no Cidadania. Filippelli comemora 73 anos ao estilo Roriz, com missa. Será na Igreja Nossa Senhora da Nazaré, no Lago Sul, às 19h30.
Flávia suplente da Damares?
Em entrevista ao Valor Econômico, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) disse que a candidatura dela ao Senado no DF é para valer e sugeriu que Flávia Arruda seja a suplente. Deve ter irritado a ex-colega do primeiro escalão do governo Bolsonaro, que está com uma supercandidatura a senadora nas ruas.
Covid-19 na campanha
Na semana passada, Geraldo Alckmin (PSB) testou positivo para a covid-19 e participou virtualmente do lançamento da chapa com Lula. Nesta semana, Ciro Gomes (PDT) estará afastado das atividades de campanha porque se contaminou. É o coronavírus nas eleições. Felizmente, ambos estão com sintomas leves. Mas a pandemia não acabou.
Educação
O pré-candidato a governador do Distrito Federal pelo PSB, Rafael Parente, participará do maior evento sobre educação e tecnologia da América Latina, o Bett Brasil 2022, que ocorrerá de amanhã a sexta-feira, em São Paulo. Oportunidade para buscar ideias ao programa de governo a ser apresentado na campanha.
Hora da decisão
O ex-deputado Joe Valle (PDT) estava no projeto de candidatura de Reguffe ao governo, mas tem se empolgado com a pré-campanha da senadora Leila Barros (PDT-DF) ao Palácio do Buriti. Na próxima semana, ele tem uma conversa decisiva com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi.
Paulo Chagas vai disputar a Câmara
O Podemos fez o lançamento dos pré-candidatos a deputado distrital e federal. Um dos principais nomes para a Câmara Federal é o general Paulo Chagas, que concorreu ao governo em 2018. Ele foi uma surpresa nas eleições. Disputou por um partido pequeno, o PRP, e terminou em quarto lugar.
Sancionado ontem pelo presidente Lula, o projeto que ficou conhecido como “bolsa pé de meia”…
Está tudo pronto no plano de policiamento da Esplanada dos Ministérios para o 8 de…
Um dos programas de destaque do Ministério da Justiça e Segurança Pública é o Celular…
Por Luana Patriolino (interina) - O ano ainda nem acabou, mas as movimentações para as…
Entre os possíveis candidatos ao Palácio do Buriti em 2026 está a senadora Damares Alves…
A deputada federal Érika Kokay (PT) foi a única parlamentar do DF a votar a…