Vice da Libertadores em 2014, Morínigo leva Ceará à final da Copa do Nordeste e vira antídoto a Vojvoda

Compartilhe

Nem só de técnicos portugueses e argentinos vive o futebol brasileiro. Há também um paraguaio competente. O currículo de Gustavo Morínigo costuma ser subvalorizado. Talvez, os menos atentos não se lembrem que o treinador de 46 anos levou o modesto Nacional do Paraguai à final da Libertadores contra o San Lorenzo na surpreendente edição de 2014. Reforço o feito: foi vice-campeão pelo Nacional, não por Olímpia, Cerro Porteño ou Libertad.

O triunfo do Ceará por 3 x 2 sobre o arquirrival Fortaleza na noite desta quarta-feira não surpreendeu. Os times de Morínigo são organizados, competitivos e ousados quando necessário. Ele virou rapidamente antagonista de Juan Pablo Vojvoda. Bastaram três meses de trabalho. Parou o time tricolor pela terceira vez neste ano sem dar a mínima para a diferença de R$ 119 milhões na receita em relação ao Fortaleza. Antes, o Vozão havia triunfado por 2 x 1 no Cearense e por 2 x 0 na primeira fase da Copa do Nordeste. Agora, sobreviveu à semifinal elétrica na Arena Castelão. O clássico decidirá o título estadual.

O Ceará faz bela campanha: sete vitórias, um empate e duas derrotas na Copa do Nordeste. Na temporada, são 13 vitórias, três empates e três derrotas em 19 jogos. Alerta fortíssimo não somente de que pode superar Sport ou ABC na decisão regional, mas a candidatura fortíssima a subir para a Série A nesta temporada. O Vozão tem uma virtude importante: a regularidade tão necessária nas 38 rodadas da segunda divisão.

O Fortaleza costuma ser um camaleão sob a batuta de Juan Pablo Vojvoda. A capacidade de Gustavo Morínigo para decifrá-lo impressiona. O tricolor começou a partida desta quarta no sistema tático 3-5-2. O paraguaio peitou o arquirrival no 4-2-3-1 variável para o 4-3-3. A média de idade alvinegra era um ano mais jovem do que a do adversário: 27,9 x 28,9.

O debate tático na sexta rodada do Estadual foi diferente. O Fortaleza entrou em campo no 4-4-2 e o Ceará venceu por 2 x 0 todo montado no 4-3-3. A juventude foi novamente um trunfo. O Vozão tinha 27 anos contra 29 do Fortaleza.

Gustavo Morínigo surpreendeu apenas no duelo pela quinta rodada do Estadual. Iniciou o clássico usando justamente um dos modelos do adversário. O Ceará iniciou a partida com linha de três na defesa, quatro no meio de campo, Guilherme Castilho no papel de homem de ligação e Vitor Gabriel ao lado de Janderson no ataque. Funcionou para o time com média de 26,2 anos vencer um Fortaleza de 28,5 planejado por Vojvoda no modelo 4-4-1-1.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

5 horas atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

10 horas atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

1 dia atrás
  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

2 dias atrás
  • Esporte

Igor Thiago vira o maior artilheiro brasileiro em uma edição do Inglês

Autor de dois gols nesta quarta-feira na vitória do Brentford por 3 x 0 contra…

2 dias atrás
  • Esporte

Julio Casares e a era dos impeachments nos times do futebol brasileiro

A jovem democracia brasileira ensina o futebol a punir gestões irresponsáveis. O São Paulo Futebol…

3 dias atrás