Ucrânia x Inglaterra: alguma coisa acontece na base dos últimos dois campeões mundiais sub-20

Compartilhe

Quando os dois últimos países campeões do Mundial Sub-20 se enfrentam nas quartas de final da Eurocopa é preciso prestar atenção com lupa. Algo está acontecendo nas divisões de base da Inglaterra e da Ucrânia, adversárias neste sábado no Estádio Olímpico, em Roma.

A Inglaterra arrematou o Mundial Sub-20 e o Sub-17 da Fifa em 2017. Quatro anos depois, o técnico Gareth Southgate tem peças daquelas duas gerações no elenco inscrito na Eurocopa.

O elenco campeão sub-20 é representando pelo atacante Dominic Calvert-Lewin. O jogador do Everton. O jogador de 20 anos entrou em campo na vitória por 1 x 0 sobre a Croácia para ganhar milhas. A geração vencedora do sub-17 parece mais talentosa. Emplacou Phil Foden e Jadon Sancho entre os inscritos para a competição continental.

Mas não há somente jovens campeões. O elenco inglês conta com outros jovens promissores. São os casos de Reece James, de 21 anos, e Mason Mount, 22, campeões da Euro Sub-19 em 2017. Além deles, há Declan Rice (22), Bukayo Saka (19) e Jude Bellingham (18).

A Inglaterra não tem time-base mais jovem da Euro por acaso. A média etária é de 25,1 anos. Os súditos da rainha amadurecem uma geração. Voltaram à semifinal da Copa do Mundo em 2018. Podem ficar entre os quatro na Eurocopa pela primeira vez desde 1996.

Sinais de que a Inglaterra chegará forte nos mundiais do Qatar-2022 e dos Estados Unidos, Canadá e México em 2026 graças ao trabalho na base realizado pelos técnicos Paul Simpson na conquista do Mundial Sub-20 e do galês Steven Cooper na edição de 2007 do Mundial Sub-17.

Há trabalho sério na base do Leste Europeu também. Dos últimos três campeões mundiais Sub-20, dois são daquele pedaço do continente. A Sérvia conquistou o título em 2015. Quatro anos depois, foi a vez de a Ucrânia levantar a taça.

A transição da Ucrânia da base para a seleção principal é conservadora nesta Euro em relação à da Inglaterra. O técnico Andryi Shevchenko não relacionou nenhum campeão do Mundial Sub-20 de 2019 para disputar a Eurocopa neste ano. Mesmo assim, a Ucrânia formou o quarto grupo mais jovem entre os 24 participantes da Eurocopa.

A média do elenco é de 26,5 anos. Mais velho apenas do que País de Gales (25,6), Inglaterra (25,3) e da caçula Turquia (25). O recado de Shevchenko a jovens talentos campeões do Mundial Sub-20 como o talentoso goleiro Andryi Lunin (Real Madrid) é de que a hora deles vai chegar. A fila também anda na seleção do Leste Europeu. A Copa do Qatar-2022 é logo ali. Antes, é preciso acumular milhas nas Eliminatórias da Europa.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

2 dias atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

3 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

5 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

6 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

6 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

1 semana atrás