Ucrânia x Inglaterra: alguma coisa acontece na base dos últimos dois campeões mundiais sub-20

Compartilhe

Quando os dois últimos países campeões do Mundial Sub-20 se enfrentam nas quartas de final da Eurocopa é preciso prestar atenção com lupa. Algo está acontecendo nas divisões de base da Inglaterra e da Ucrânia, adversárias neste sábado no Estádio Olímpico, em Roma.

A Inglaterra arrematou o Mundial Sub-20 e o Sub-17 da Fifa em 2017. Quatro anos depois, o técnico Gareth Southgate tem peças daquelas duas gerações no elenco inscrito na Eurocopa.

O elenco campeão sub-20 é representando pelo atacante Dominic Calvert-Lewin. O jogador do Everton. O jogador de 20 anos entrou em campo na vitória por 1 x 0 sobre a Croácia para ganhar milhas. A geração vencedora do sub-17 parece mais talentosa. Emplacou Phil Foden e Jadon Sancho entre os inscritos para a competição continental.

Mas não há somente jovens campeões. O elenco inglês conta com outros jovens promissores. São os casos de Reece James, de 21 anos, e Mason Mount, 22, campeões da Euro Sub-19 em 2017. Além deles, há Declan Rice (22), Bukayo Saka (19) e Jude Bellingham (18).

A Inglaterra não tem time-base mais jovem da Euro por acaso. A média etária é de 25,1 anos. Os súditos da rainha amadurecem uma geração. Voltaram à semifinal da Copa do Mundo em 2018. Podem ficar entre os quatro na Eurocopa pela primeira vez desde 1996.

Sinais de que a Inglaterra chegará forte nos mundiais do Qatar-2022 e dos Estados Unidos, Canadá e México em 2026 graças ao trabalho na base realizado pelos técnicos Paul Simpson na conquista do Mundial Sub-20 e do galês Steven Cooper na edição de 2007 do Mundial Sub-17.

Há trabalho sério na base do Leste Europeu também. Dos últimos três campeões mundiais Sub-20, dois são daquele pedaço do continente. A Sérvia conquistou o título em 2015. Quatro anos depois, foi a vez de a Ucrânia levantar a taça.

A transição da Ucrânia da base para a seleção principal é conservadora nesta Euro em relação à da Inglaterra. O técnico Andryi Shevchenko não relacionou nenhum campeão do Mundial Sub-20 de 2019 para disputar a Eurocopa neste ano. Mesmo assim, a Ucrânia formou o quarto grupo mais jovem entre os 24 participantes da Eurocopa.

A média do elenco é de 26,5 anos. Mais velho apenas do que País de Gales (25,6), Inglaterra (25,3) e da caçula Turquia (25). O recado de Shevchenko a jovens talentos campeões do Mundial Sub-20 como o talentoso goleiro Andryi Lunin (Real Madrid) é de que a hora deles vai chegar. A fila também anda na seleção do Leste Europeu. A Copa do Qatar-2022 é logo ali. Antes, é preciso acumular milhas nas Eliminatórias da Europa.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

20 horas atrás
  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

2 dias atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

2 dias atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

3 dias atrás
  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

3 dias atrás
  • Esporte

Igor Thiago vira o maior artilheiro brasileiro em uma edição do Inglês

Autor de dois gols nesta quarta-feira na vitória do Brentford por 3 x 0 contra…

3 dias atrás