Jorge Sampaoli pode até protagonizar o milagre do título do Atlético-MG nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro
e tirar o clube da fila de quase meio século, mas a essa altura da temporada o trabalho do caro e badalado argentino é um fiasco.
O técnico do Galo assumiu o time com duas missões: ganhar o Campeonato Mineiro e liderar o time de ponta a ponta na Série A. O time já estava fora da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Portanto, menos trabalho para o figurão. Fez o dever de casa ao conquistar o Estadual e teve semanas livres para treinar. Começou a caça ao título dando pinta de campeão com duas vitórias sobre o Flamengo, mas foi perdendo o gás.
Poucos técnicos no Brasil conseguem elaborar a lista de compras e receber exatamente o que pediram. Sampaoli teve esse privilégio. Recebeu da diretoria os insumos necessários para fabricar a vacina anti-Flamengo e entregar o que dele se espera — mais do que o vice-campeonato pelo Santos em 2019. Mirou no Flamengo e começou a se perder na derrota humilhante para o São Paulo, no Morumbi. Aquele vexame foi um marco.
A zona de rebaixamento ajuda a explicar o iminente fracasso do Galo. Sampaoli perdeu para três dos quatro times do Z-4. Desperdiçou três pontos contra o Goiás, outros três contra o Fortaleza e mais três diante do Botafogo. No fim das contas, 9 pontos que deixariam o time, hoje, com 69. Isso sem contar outros dois reveses contra times que brigam para evitar a queda: Vasco e Fortaleza.
A coleção de lambanças do Sampaoli é digna de demissão, mas, ao que parece, o argentino não é cobrado como deveria. Segue fazendo o que quer. O investimento feito pelo Atlético merecia muito mais do que Sampaoli entrega. O Galo não pode virar refém do técnico. E tem que mudar de rumo na virada da temporada se julgar necessário. Afinal, o centenário Atlético ainda é muito maior do que os caprichos de Sampaoli. Ou não?!
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…