Série de cortes faz Tite sofrer mais perdas do que Dunga naquela Copa América 2016

Compartilhe

A série de cortes na Seleção Brasileira no período de treinos para a terceira e a quarta rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2022 faz Tite sofrer mais do que o antecessor Dunga. Há quatro anos e meio, o capitão do tetra sofreu horrores no entra e sai de jogadores antes de fechar o elenco de 23 jogadores para a edição centenária da Copa América.

Em 2016, Dunga perdeu seis jogadores. O centroavante Ricardo Oliveira, o goleiro Ederson, o lateral-direito Rafinha, o meia Kaká e o atacante Douglas Costa foram cortados por causa de lesões. O volante Luiz Gustavo pediu dispensa alegando problemas pessoais.

Os problemas começaram antes mesmo da convocação. O Barcelona não abriu mão de conceder férias a Neymar em troca da liberação para os Jogos Olímpicos do Rio. Houve problema até de falta de documento. Dunga tentou chamar Gabriel Jesus, mas o então jogador do Palmeiras não tinha sequer passaporte. Consequentemente, não poderia embarcar rumo aos Estados Unidos. O saldo final dos problemas foi a vergonhosa eliminação na fase de grupos da Copa América em uma chave teoricamente fácil contra Equador, Peru e Honduras.

Tite vive um drama maior. Acumula oito cortes por motivos variados. Rodrigo Caio (Flamengo), Philippe Coutinho (Barcelona), Fabinho (Liverpool), Neymar (PSG) e Pedro (Flamengo) foram cortados devido a contusões. Eder Militão (Real Madrid), Casemiro (Real Madrid) e Gabriel Menino (Palmeiras) deixaram o grupo após testarem positivo para covid-19.

Alex Telles (Manchester United) pode ser a próxima baixa no elenco para o duelo desta terça contra o Uruguai. O exame do lateral-esquerdo deu positivo. Para o jogador entrar em Montevidéu, a CBF terá de provar que o jogador não está mais com o vírus.

A série de problemas obrigou Tite a trocar Rodrigo Caio por Diego Carlos (Sevilla). Eder Militão saiu para entrada de Felipe, Phlippe Coutinho cedeu a vez a Lucas Paquetá, Fabinho foi substituído por Allan, Casemiro perdeu lugar para Bruno Guimarães, Neymar abriu brecha para Pedro, o próprio Pedro saiu e chegou Thiago Galhardo. O técnico da Seleção Brasileira preferiu não chamar ninguém para o lugar de Gabriel Menino.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Pedro encosta em Luizão e mira recorde de Gabigol na Libertadores

É uma pena Pedro não constar entre os 26 convocados para a Copa do Mundo…

3 dias atrás
  • Esporte

Toque de Midas: técnicos luso-espanhóis dominam América do Sul e Europa

Houve um tempo em que a Espanha e Portugal dominavam a corrida marítima na Europa…

3 dias atrás
  • Esporte

Carlo Ancelotti age à altura do currículo ao convocar Neymar para a Copa

Rio de Janeiro — Carlo Ancelotti é o técnico recordista de títulos da Champions League.…

5 dias atrás
  • Esporte

TJDFT barra pressão de investidora sobre clubes do Forte União

Enquanto a bola rolava na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma disputa jurídica nos bastidores…

6 dias atrás
  • Esporte

Vitória repete CRB e expõe um velho fantasma de Flamengo e Palmeiras

O Vitória fez com o Flamengo na noite desta quinta-feira no Barradão, em Salvador, o…

1 semana atrás
  • Esporte

Ancelotti até 2030: o recorde de Zagallo que o italiano vai quebrar na Seleção

  A oficialização nesta quinta-feira da renovação do contrato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

1 semana atrás